Minha Cidade, Regional, Sua região

Fase de transição: comércios e serviços do ABC abrem a partir de hoje das 6h às 20h

Ocupação dos estabelecimentos deve ficar em 25%. Foto: Angelica Richter
Ocupação dos estabelecimentos deve ficar em 25%. Foto: Angelica Richter

Os comércios e empreendimentos do setor de serviços do ABC podem abrir, a partir de hoje (1º), das 6h às 20h. A ampliação do horário de atendimento foi anunciada na última quarta-feira (30) pelo governo do Estado, que manteve a fase de transição até 9 de maio, mas flexibilizou a quarentena.

O horário estendido vale para estabelecimentos co­merciais, galerias e shoppings. O mesmo expe­diente poderá ser seguido por serviços como restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais como cinemas, tea­tros e museus. Parques estaduais e municipais também poderão ficar abertos, mas das 6h às 18h.

Para evitar aglomerações, a capacidade máxima de ocupação nos estabelecimentos foi mantida em 25%. O go­verno decidiu, também, manter o toque de recolher, que vigora das das 20h às 5h, assim como a recomendação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores do comércio, serviços e indústrias.

NÚMEROS DA COVID

Até esta sexta-feira (30) os sete municípios da região registravam 178.204 casos de covid, sendo 1.002  nas últimas 24 horas. O número de óbitos pela doença somava 6.819, sendo 36 mortes notificadas na sexta. A média móvel dos casos de covid nos últimos sete dias ficou 692 por dia e a de mortes, em 33.

A taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19  em Santo André está em 56% (redes pública e privada); em São Bernardo, em 77%; São Caetano está com 47%; Mauá, 58%; e Ribeirão Pires, 60% – corresponde aos leitos de emergência (tratamento semi-intensivo). Diadema é a única cidade do ABC que ainda mantém 100% de ocupação de leitos por pacientes com coronavírus. A cidade de Rio Grande da Serra não tem leitos de UTI.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*