Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Farmácia de Alto Custo de São Bernardo completa 1º ano com 104.824 pacientes atendidos

Farmácia de Alto Custo de São Bernardo completa 1º ano com 104.824 pacientes atendidos
Morando comemorou a marca durante visita ao espaço; equipamento instalado dentro do Poupatempo do município funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

A Farmácia da Alto Custo de São Bernardo completou nesta semana um ano de funcionamento. Para registrar a data, o prefeito Orlando Morando (PSDB) esteve no local na manhã desta quinta-feira (21) e comemorou a marca de 104.824 pacientes atendidos desde a sua inauguração.

“Consideramos este primeiro ano de funcionamento mais um compromisso cumprido e uma vitória aos 12 mil usuários, que hoje demoram em média 15 minutos para serem atendidos. Comparado ao modelo anterior, com a retirada dos medicamentos no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, que tinha fila espera de no mínimo 3 horas, além de economia de tempo, estamos ofertando Saúde e mais qualidade aos serviços prestados”, afirmou Morando.

ATENDIMENTO NA PANDEMIA

Durante o período de pandemia de covid-19, o distanciamento e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) também foram adotados para garantir a segurança do usuário e impedir a disseminação do vírus. Por ser um serviço essencial, todos os cuidados estão sendo tomados, bem como a distribuição dos medicamentos, de forma agendada por telefone ou por e-mail.

“Funcionários e pacientes que vem retirar os medicamentos devem estar de máscara e o álcool gel está presente nas bancadas. Os pacientes debilitados podem solicitar que outras pessoas façam a retirada dos fármacos, desde que levem a receita e a apresentação dos documentos necessários”, explicou o secretário de Saúde,  Geraldo Reple Sobrinho.

APROVAÇÃO

Amplamente aprovado pela população, com índice de 97% entre bom e ótimo, a unidade de São Bernardo conta com 27 funcionários responsáveis pela distribuição de aproximadamente 230 itens (incluindo as fórmulas alimentares), indicados para 85 tipos de doenças, entre elas: Imunossupressores em Transplantes, Esquizofrenia, Parkinsion, Esclerose Múltipla, entre outras.

O morador do bairro Baeta Neves, Everaldo de Oliveira Sezenando, de 48 anos, faz uso de medicamentos de alto custo há oito anos e a esposa há três. “Quando pudemos nos cadastrar para retirar o medicamento na nossa própria cidade foi um alívio pela diminuição do tempo de enfrentamento de fila e pela organização do serviço aqui em São Bernardo. Só melhorou para nós pacientes”, destacou Everaldo.

SERVIÇO

A Farmácia de Alto Custo de São Bernardo está instalada na Rua Nicolau Filizola, nº 100, Centro, dentro do Poupatempo e próximo ao Terminal de Ônibus João Setti, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2630 8081 ou pelo e-mail: contato.fme@saobernardo.sp.gov.br.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*