Brasil, Editorias, Notícias

Faria toma posse em evento com Maia, Toffoli e líderes do Centrão: ‘o Brasil vive dias turbulentos’

Faria toma posse em evento com Maia, Toffoli e líderes do Centrão: ‘o Brasil vive dias turbulentos’
Foto: Alan Santos/PR

Ao tomar posse, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que o Brasil vive “dias turbulentos” com a pandemia do novo coronavírus e defendeu um “armistício político” para combater a doença. “É hora de deixarmos a arena eleitoral para 2022”, afirmou. Faria assumiu formalmente a nova função com a presença dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a quem chamou de “amigo”, do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e de parlamentares que integram o chamado Centrão.

“Aceitei essa missão para assumir o Ministério das Comunicações, pasta da mais alta relevância da atual conjuntura. Vivemos hoje dias turbulentos, com a existência de uma pandemia sem precedentes. O novo coronavírus surpreendeu o mundo, modificou hábitos, impactou a economia do mundo e afetou o nosso Brasil, que já se recuperava com as medidas implementadas pelo atual governo. Os efeitos da pandemia transformaram as relações e a comunicação”, disse Faria.

Entre os convidados, estavam parlamentares que fazem parte do Centrão, como o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), e o presidente do PSD, Gilberto Kassab, que comanda a sigla do novo ministro. Outros deputados como o líder do MDB na Câmara, Baleia Rossi (SP), o líder do PP, Arthur Lira (AL), e Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que é líder da maioria na Câmara, acompanharam o evento.

Também estiveram presentes ministros de Estado, mas não o responsável pela Educação, Abraham Weintraub, que se envolveu em episódios polêmicos e de confronto com o Supremo nas últimas semanas.

Em sua fala, Faria priorizou a pandemia da covid-19, cuja condução do governo para ações de enfrentamento tem sido alvo de críticas, e falou da necessidade de netos ficarem distantes dos avós, uma das práticas recomendadas de isolamento social. Ele também mencionou o ensino a distância para defender a importância do processo de inclusão digital “andar a passos largos” na sua gestão no Ministério das Comunicações.

“Estamos aqui com responsabilidade de pensarmos e agirmos como estadistas. Eu sou movido pelo espírito público e patriotismo que Vossa Excelência (Bolsonaro) demonstra”, disse Faria no discurso.

BOLSONARO

Em seu discurso, o  presidente Jair Bolsonaro afirmou que, em que pesem “pequenos percalços”, uma “grande parte da população” está confiante no governo. Disse que cada Poder precisa “fazer valer os valores da democracia para que consigamos atingir os nossos objetivos”. Também pediu apoio de times de futebol “pela democracia e liberdade”.

“Em que pese alguns de nós até não concordar com alguns artigos da Constituição, temos compromisso de honrá-la e respeitá-la para o bem comum. E tenham certeza que, respeitando cada artigo da nossa Constituição, atingiremos o nosso objetivo para o bem de todos”, disse Bolsonaro no discurso desta quarta-feira.

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*