
Cerca de 64 famílias que estão na iminência de ser despejadas de suas casas, que ficam na altura do km 19 da rodovia dos Imigrantes, no Núcleo Inverno-Verão, em Diadema, vão participar de reunião no dia 10 de maio, na Secretaria Estadual de Habitação. A Ecovias, proprietária da área, abriu processo de reintegração de posse em 2017. O encontro contará com a presença do vereador Ronaldo Lacerda (PT) e do deputado estadual Luiz Fernando (PT), além da comissão de moradores.
Representantes dos moradores – que somados chegam a aproximadamente 200 pessoas – têm feito pressão na prefeitura e foram recebidos na Câmara, a pedido de Ronaldo Lacerda. “A Defensoria Pública tentou defesa na primeira quinzena deste mês, mas não teve jeito. As famílias já foram comunicadas da reintegração, que pode ser executada a qualquer momento”, destacou Lacerda.
Segundo o vereador, a partir de agora, as decisões são mais políticas do que jurídicas. “Tudo que podia ser feito já foi”, disse Lacerda, que também responsabiliza a prefeitura.
Segundo o vereador, o município não poderia ter deixado as pessoas ocuparem o local. As famílias estão há pelo menos três anos no terreno. “Tinha de interferir e ter oferecido bolsa-aluguel até conseguir uma nova moradia às famílias”, disse.
Todas as famílias são de baixa renda e não têm condições nem de se inscrever no Minha Casa ,Minha Vida, porque não há projeto da faixa I, cuja renda poderia variar é de 0 a R$ 1.000 por mês. “Estamos pedindo a Deus para que as famílias não sejam despejadas”, completou o parlamentar.