Economia, Notícias

Família & Finanças: Você sabe o que é e como aplicar em BDRs? Eu te explico

Família & Finanças
Sérgio Biagioni Junior

Por Sérgio Biagioni Junior

Caro(a) leitor(a), antes de começar a investir seu dinheiro, considero muito importante que conheça sobre o que são BDRs, quais os riscos presentes e como funciona essa nova forma de aplicação em renda variável oferecida aos brasileiros comuns.

Pois bem, desde o dia 22 de outubro, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou o início das negociações dos BDRs (do inglês Brazilian Depositary Receipts) – como são chamados os certificados de ações de empresas internacionais – aos investidores individuais brasileiros (pessoas físicas).

Os BDRs, de forma bem resumida, abrem a possibilidade de investir em empresas estrangeiras, como Microsoft, Apple e Disney, em reais estando no Brasil.

Parece mesmo muito legal ter a oportunidade de ser “sócio” do Mickey ou Bill Gates, mas tenha cuidado, pois ao aplicar neste novo mercado, você, automaticamente, estará se inserindo em renda variável. Isto mesmo, em ações.

Saiba também que, por serem ativos de empresas estrangeiras, suas cotações seguem os movimentos das bolsas de valores do exterior, principalmente Dow Jones e Nasdaq, dos Estados Unidos.

Portanto, modere seu apetite de compra, analise bem onde vai colocar seu dinheiro, pois o risco de rendimento negativo é exatamente igual ao risco de investir, por exemplo, em ações de Petrobras, Vale ou Itaú.

Entretanto, não há dúvidas que de esta abertura no mercado é interessante para o pequeno e médio investidor, como forma de diversificar suas aplicações. Porém, sempre respeite seu perfil de investimento e tenha cautela.

Se você se interessou por esta nova forma de investir, mas não se sente seguro para fazê-lo sozinho ou ainda pairam dúvidas, o que é perfeitamente normal, procure um profissional independente e que de fato queira lhe ajudar. Ele será capaz de lhe expor todas as características, prós e contras dessa modalidade interessante de investimento.

Importante também ter cuidado com as diversas propagandas que surgem sobre esse assunto, as quais apenas apresentam o lado positivo de investir em BDRs.

Vá além, busque conhecimento e informações antes de tomar a decisão sobre onde colocar seu dinheiro.

Boa sorte!

Ficou com alguma dúvida? Envie uma mensagem que eu esclareço. Meu e-mail é: falandofacil123@gmail.com.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*