Economia, Notícias

Família & Finanças: Planejador financeiro pessoal e familiar: para que serve?

Família&Finanças
Sérgio Biagioni Junior

Por Sérgio Biagioni Junior

Você sabia que o planejador financeiro pessoal é importante para quem tem dinheiro, mas também é fundamental para ajudar pessoas e famílias endividadas a encontrar o caminho para sair do vermelho?

É verdade.

Essa ferramenta, que começou a despontar no Brasil, já existe nos Estados Unidos desde a década de 1970. Como curiosidade, a figura do planejador financeiro na Terra do Tio Sam é tão necessária quanto a de um médico, haja vista que os americanos já perceberam o valor que esse profissional agrega na vida familiar.
Resumidamente, o planejador financeiro, seja pessoal ou familiar, atua como um guia.

Porém, esse profissional precisa ter reconhecida experiência no mercado financeiro, certificações (como CEA Anbima ou CFP) e, claro, muita habilidade para lidar com pessoas em seus diversos cenários financeiros e momentos de vida, como forma de trazer mais segurança e confiabilidade ao processo como um todo.

O trabalho do planejador financeiro é formado por seis distintos e importantes passos: estabelecer o relacionamento com o cliente, coletar informações, analisar/avaliar a situação do cliente, desenvolver as recomendações e apresentá-las, implementar as recomendações e, por último, monitorar.

É importante que você saiba que o fato de o planejador financeiro independente não ter vínculo com qualquer instituição financeira faz com que não haja conflitos de interesse, venda de produtos financeiros ou ainda não se siga “modas” do mercado. Esse profissional é 100% orientado e focado em você, seus objetivos e seus interesses.

A função de planejador financeiro pode ser comparada à de um médico das finanças. Cabe a ele ouvir sua situação, seus planos e objetivos e então organizar e apresentar o caminho a ser percorrido.

Ficou com alguma dúvida? Envie uma mensagem que eu esclareço. Meu e-mail é: falandofacil123@gmail.com.

Boa sorte!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*