Economia, Notícias

Faculdade Termomecanica lança cursos de pós-graduação gratuitos

Faculdade Termomecanica lança cursos de pós-graduação gratuitos
Luciana: “Cursos têm foco na transformação social e na formação do cidadão”. Foto: Divulgação/FSA

A Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT), man­ti­­da pela Fundação Salvador Are­­na (FSA), lançou dois cursos de pós-graduação Latu Sensu, com início no segundo semestre des­­te ano: Gestão Educacional (368 horas) e Gestão de Projetos em Inovação e Sustentabilidade (360 horas), ambos gratuitos.

Serão oferecidas 40 vagas por curso. As inscrições serão abertas às 14h da próxima segunda-feira (1º) e poderão ser feitas até 15 de maio no site da institui­ção (www.ftt.com.br).

Diferentemente do que ocor­­re no Colégio Termomecanica e na FTT, não haverá “vagas sociais”, como é chamada a destinação de metade das opor­tu­­­nidades a candidatos cuja renda mensal familiar per ca­­pita não exceda 1,5 salário mí­­nimo vigente. A seleção será fei­ta por meio de análise curricular e posterior entrevista.

O curso terá início em agos­to, com duração de 18 meses, e será ministrado aos sábados.

Segundo a diretoria acadê­mica da FTT, Luciana Guima­rães Borges, os dois cursos têm públicos-alvos diferentes, mas possuem como característica co­­­mum o foco na transformação social e na formação do cidadão – que, aliás, permeia todos os projetos educacionais da Fundação Salvador Arena.

“Ambos têm o objetivo de for­­mar gestores capazes de incrementar suas organizações e torná-las competitivas”, disse.

O curso de Gestão Educacional tem os profissionais da educação como público-alvo e vi­sa torná-los capazes de criar e gerir um am­biente propício à prática do ensino.

“Sabemos que há uma crise na educação pública no Brasil e, muitas vezes, um profissional sem esperança se vê diante de uma criança com a missão de formá-la. Assim, nosso objetivo é instrumentalizar o profissio­nal e capacitá-lo a gerir equipes e recursos financeiros, além de desenvolver meto­do­logias de ensino inovadoras que estimulem os alunos independentemente do dinheiro disponível”, explicou Luciana.

A pós-graduação em Projetos de Ino­­vação e Sustentabilidade, por sua vez, tem co­­mo foco a for­mação de profissio­nais capazes de tornar suas empresas inovado­res e sustentáveis, duas características indispensáveis no mundo mo­derno. “Muitas vezes as pessoas pen­sam na susten­tabilidade ape­nas no la­do ambiental, mas o conceito é um tripé formado pelas partes eco­nômi­ca, so­cial e am­biental”, disse a professora Simone Shiozawa.

A FSA demorou dois anos para estruturar os cursos e espera, com as novidades, sedi­mentar o núcleo de pós-gra­duação para, no futuro, lan­çar mais opções. “Como em qual­quer instituição educacional, oferecer mestrado e douto­ra­do será importante”, disse a diretora.

Luciana destacou ainda que os cursos de pós-graduação vão usar a estrutura educacional da FTT, que ofere­ce bacharelados em Adminis­tração e Engenha­rias (de Alimentos, de Compu­tação e de Controle e Automação), também gratuitos. “Os professores poderão usar os laboratórios para exe­cutar suas aulas”, disse.

A estrutura inclui planta de industrialização de alimentos, sistema de manufatura integrado por computador (CIM) e laborató­rios de automação in­dustrial, informática e gestão.

A FTT está instalada no Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA), si­tuado em São Bernardo.

 

um comentário

  1. Elisabete Roca Bennati

    Eu fiz minha inscrição e somente pelo site observei que a minha intrevista tinha passado…posso remarcar?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*