Diadema, Sua região

Exposição em SP mostra trabalho do Matéria Rima, que comemora 15 anos

MC Joul, fundador do Matéria Rima, com alunos que fazem as oficinas de hip hop. Foto: DivulgaçãoPioneiro na utilização do hip hop como ferramenta de aprendizagem, o grupo Matéria Rima, de Diadema, comemora 15 anos com exposição no Espaço Cultural Conjunto Nacional, em São Paulo. A mostra, além apresentar o lado artístico do grupo, traz o trabalho desenvolvido em escolas de Diadema.

O Matéria Rima utiliza a cultura hip hop como ferramenta de aproximação às dificuldades de aprendizado ou problemas comportamentais dos estudantes. São realizadas oficinas culturais de dança, rap, aulas de discotecagem; grafite, que estimulam a aprendizagem dos alunos. O projeto já foi apresentado em países como Alemanha, Senegal e França, e conta com correspondentes que já participaram das atividades e hoje exportam a metodologia em ações no Canadá e Nova York.

As oficinas de dança de rua, rap, aulas de discotecagem e grafite trazem para os estudantes novas possibilidades de aprendizagem de matérias como português, matemática, ciências, entre outras. As rimas, por exemplo, são criadas a partir de elementos que compõem as matérias. Os personagens criados para dialogar com os alunos fazem referência a ícones da literatura infantil que abordam temas relacionados à educação, drogas e cidadania.

O projeto ganhou reconhecimento nacional com o prêmio Itaú Unicef de 2015, nas categorias regional e nacional. O prêmio é destinado a políticas públicas de educação integral para crianças adolescentes e jovens em condições de vulnerabilidade socioeconômica.

Além da exposição no Conjunto Nacional, ao longo do ano o Matéria Rima vai realizar uma série de atividades para comemorar seus 15 anos. “Nossa proposta sempre foi contribuir para que a escola se transforme num ambiente atrativo aos alunos, um lugar onde eles queiram estar de verdade”, afirma Jodson Nascimento da Silva, conhecido como Mc Joul, fundador do Matéria Rima.

Serviço – “Matéria Rima 15 Anos”. Data: de 15 a 30 deste mês. De segunda a sábado das 9h às 21 horas; domingos e feriados, das 12h às 21 horas.Local: Espaço Cultural Conjunto Nacional, avenida Paulista, 2073 – Piso Térreo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*