Arte & Lazer, Exposição

Exposição da Pinacoteca de São Caetano celebra os 50 anos da Fundação das Artes

Exposição da Pinacoteca de São Caetano celebra os 50 anos da Fundação das Artes
Obra Solares (1979) de Odair Magalhães é uma das obras da exposição. Foto: Divulgação

Como parte das comemorações pelo cinquentenário da Fundação das Artes (Fascs), celebrados neste mês, a Pinacoteca Municipal de São Caetano apresenta a exposição Os Primeiros Cinquenta Anos. Realizada em parceria entre a aniversariante e a Fundação Pró-Memória, a mostra terá abertura nesta quinta-feira (26) às 19h30 na Pinacoteca (Av. Dr Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula).

Tendo a curadoria do professor e coordenador da escola de Artes Visuais da Fascs, Valdo Rechelo, a mostra conta com aproximadamente 90 obras, de diversos artistas, que relacionam com a instituição.

“Temos trabalhos expostos nos salões de arte que sediamos entre as décadas de 1970 e 1980, de ex-alunos que seguiram a carreira nas Artes Plásticas, de professores do local e também de artistas que sempre mantiveram relação próxima com a Fundação por meio de oficinas, palestras e cursos”, disse.

Além disso, a exposição terá também a participação dos alunos dos cursos de Artes Visuais que, na linguagem arte postal, desenvolveram trabalhos com a temática Olhares Possíveis.

 Consagração

Dentre os profissionais cujas obras estão na mostra, estão artistas consagrados como Daniel Melim, que já ministrou curso na Fundação das Artes e tem suas pinturas apresentadas em galerias e museus, no Brasil e no exterior, como Galeria Choque Cultural, Museu AfroBrasil, Memorial da América Latina, Bienal de Valência na Espanha e MASP.

Outro destaque é Elton Hipólito. Formado em Artes Visuais na Fascs, o artista tem experiência em mostras e salões em diversos locais mundo afora e tem seu currículo trabalhos voltados à restauração e conservação de obras, tendo inclusive participação em ações realizadas nas cidades históricas mineiras de Mariana e Ouro Preto.

 Os primeiros cinquenta anos – Exposição comemorativa da Escola de Ar­tes Visuais da Fundação das Artes fica em cartaz na Pinacoteca de São Caetano de 27 de abril a 13 de julho. A visitação é livre e gratuita e pode ser realizada de segunda a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 13h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 4223 4780

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*