
Começa na próxima sexta-feira (30) a 38ª Expoflora, tradicional festa das flores de Holambra, município localizado na região metropolitana de Campinas, a 131 km da Capital. Com exposições, comercialização de flores e atrações culturais, o evento é realizado em espaço de 250 mil metros quadrados até 29 de setembro.
Apesar de contar com pouco mais de 14 mil habitantes, Holambra é o maior centro de cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais do país. Sozinho, o município responde por cerca de 50% das vendas do setor. Por isso, a cidade foi reconhecida, em meados de 2011, como a Capital Nacional das Flores.
Os mais de 400 produtores da cidade aproveitam a Expoflora para mostrar aos visitantes as novidades em flores e plantas ornamentais, já que o evento é considerado a grande vitrine da floricultura nacional e a maior exposição do setor na América Latina.
Em sua primeira edição, em 1981, o evento atraiu mais de 12 mil pessoas em um único final de semana. A expectativa para este ano é que a Expoflora receba cerca de 300 mil visitantes, média de turistas dos últimos anos.
O parque foi colorido com milhares de flores. Somente nos canteiros foram plantados mais de 8 mil vasos de flores e plantas ornamentais, entre sunpatiens, hibiscos, antúrios, bromélias, orquídeas, angelônias, lavandulas, primaveras, tuias, pentas e petúnias, além de canteiros de rosas.
SERVIÇO – 38ª Explofora. De sexta a domingo entre 30 de agosto e 29 de setembro, das 9h às 19h, no Parque Explofora (Rodovia SP-107, Holambra). Ingressos: R$ 52 na bilheteria ou no site www.ingressorapido.com.br. Ingressos para grupos acima de 15 pessoas: (19) 3802-1499 ou centraldereservas@expoflora.com.br.
Conheça sete motivos para visitar a exposição
Mostra de paisagismo e jardinagem
Em um mundo que exige o fim do desperdício, ecologicamente correto é, sempre que possível, reaproveitar objetos e materiais. Nos 19 ambientes da Mostra de Paisagismo e Decoração da Expoflora 2019, os arquitetos, paisagistas, de-coradores e designers entraram nessa “vibe” e mostram, em seus projetos, como a reutilização pode trazer interessantes resultados – econômicos e pessoais -, além de tornar os ambientes internos e externos de residências, escritórios e empresas bem agradáveis.
Exposição de Arranjos
Em ambiente climatizado, milhares de hastes de flores e plantas são utilizadas na exposição de arranjos florais para emocionar e encantar os visitantes. Uma rara oportunidade de admirar a arte em arranjos florais preparados por uma grande equipe.
Danças Típicas
São 300 bailarinos, entre 9 e 18 anos, que se apresentam a partir das 14h30 nos cinco palcos do parque.
Shopping das Flores
Espaço para venda de 4 mil variedades de mais de 300 espécies de flores e plantas ornamentais. Em uma área de 3.300 m² estão à disposição a maior parte das flores e plantas cultivadas pelos 400 produtores de Holambra.
Passeio turístico
Permite conhecer a história, arquitetura e os famosos campos de flores de Holambra. Também prevê uma parada no maior moinho típico holandês da América Latina. O passeio tem duração de 50 minutos e pode ser adquirido no dia da visita.
Parada das Flores
Às 16h, carros alegóricos decorados percorrem o parque e conduzem os visitantes ao local da chuva de pétalas.
Chuva de Pétalas
Espetáculo diário, realizado às 16h30, ao lado do parque de diversões, no qual são usados 150 kg de pétalas, equivalentes a 18 mil botões de rosas. Diz a tradição da Expoflora que quem consegue pegar uma pétala no ar tem seus desejos realizados.