São Bernardo do Campo, Sua região

Ex-diretora do MEC toma posse como secretária da Educação de São Bernardo

Ex-diretora do MEC toma posse como secretária da Educação de São Bernardo
Silvia:“queremos dar um salto de qualidade além do IDEB”. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), empossou, nesta sexta-feira (4), a professora Silvia Donnini como secretária da Educação. A nova titular, que até então estava no Ministério da Educação como diretora de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica, substitui a professora Suzana Dechechi. O ato ocorreu no Teatro Inezita Barroso, na Vila do Tanque, e contou com a presença de secretários, vereadores, autoridades e educadores.

“Iniciamos uma nova etapa na Educação de São Bernardo. A professora Silvia Donnini vem para nossa cidade com o objetivo de continuar implementando as ações desta gestão, como a ampliação do programa Educar Mais, a inédita ação na cidade que insere as escolas municipais no período integral; o desafio de zerar o déficit de vagas em creche para crianças de zero a 3 anos, assim como a maior eficiência na entrega dos uniformes escolares e merenda. Outro objetivo é melhorar a zeladoria nas escolas”, afirmou Morando.

O prefeito também destacou o trabalho realizado pela professora Suzana Dechechi, que esteve à frente da pasta desde o início da atual administração. “Aproveito para agradecer o empenho da professora Suzana Dechechi, que colaborou intensamente no começo de nosso mandato. Temos sempre de nos aprimorar, pois na Educação estamos cuidando do futuro de nossa cidade”, complementou.

Municipalização

Antes de assumir a função de diretora de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica, a professora Silvia Donnini participou ativamente do processo de municipalização no interior do Estado de São Paulo como assessora das prefeituras das cidades de Angatuba, Boituva e Ourinhos.

Entre 2002 e 2009 foi diretora acadêmica e posteriormente diretora geral da Escola Superior de Educação Ciências e Letras em Sorocaba. Ainda na cidade, atuou como diretora da Área de Gestão Pedagógica na Secretaria da Educação, na qual coordenou o planejamento estratégico do programa Cidade Educadora, iniciativa da Unesco, além de implementar políticas públicas na área da Educação com foco na aprendizagem dos alunos.Durante sua gestão, o IDEB de Sorocaba passou de 4.8 em 2007 para 5,9 em 2009 e 6,0 em 2011.

A nova secretária da Educação ressaltou que São Bernardo falou em dar um salto de qualidade além do IDEB, já que a cidade possui uma média alta, conquistando 6,8 em 2015. “Temos o compromisso de continuar implementando as ações definidas pelo governo e também com as questões de duas naturezas: técnico-operacional e pedagógico. O objetivo é conseguir dar um salto de qualidade além do IDEB. Para isso, temos de continuar formando professores, engajando os diretores na questão da aprendizagem, do monitoramento, do acompanhamento dedicado da primeira infância até o Ensino Fundamental”, explicou Silvia Donnini.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*