Arte & Lazer, Roteiro

Evento reúne artistas de Diadema no Clara Nunes

GSantos, idealizador do evento, ao lado da artista e educadora Ordalina Candido. Foto: Eberly LaurindoO Teatro Clara Nunes, no Centro de Diadema, receberá no dia 12 de maio, a partir das 17 horas, 20 artistas da cidade de diferentes segmentos artísticos. Idealizada pelo rapper GSantos, a primeira edição do evento “Expressão Musical Arte Livre apresenta Ordalina Candido, 50 anos de trabalho social e racial” terá apresentações de música, dança, grafitagem, confecção de bonecas africanas, circo, poesia e umesa de debates sobre a questão racial no país.

O evento também tem como propósito reunir fundos para reforma do ateliê da artista, educadora e articuladora social Ordalina Candido, que há 50 anos atua na cidade nos bairros do Eldorado e Inamar. No hall do teatro estarão expostas obras da artista e também haverá intervenções ao vivo, como a pintura de um painel de grafite e cortes de cabelo, outra especialidade da arte-educadora. Ordalina também participará da mesa de debates.

GSantos, que vem planejando e organizando o evento desde novembro de 2016, tem a expectativa que seja um marco para a cena cultural da cidade. “Nossa ideia é que façamos uma ou duas edições no ano. Escolhemos os artistas pela sua relevância na cultura e nas artes da cidade e são eles quem estão patrocinando toda a atividade”, relatou.

Investimentos

O rapper destacou a falta de investimentos para arte e cultura no município. “Existem os recursos, mas infelizmente não são alocados de maneira adequada, não chegam onde deveriam”, lamentou. Em longo prazo, os sonhos do artista são ambiciosos: construir em Diadema o que ele chamou de polo cultural, um espaço onde os artistas possam, sem custo, expor a sua arte, dispondo de material para gravação de músicas e matéria prima para pinturas, desenhos e grafites, por exemplo.

“Vou buscar apoio da iniciativa privada. As grandes empresas sempre destinam recursos para boas iniciativas e já vou começar a apresentar os projetos, bem como inscrevê-los em fundos de patrocínio, como o PROAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura)”, pontuou.

Vão se apresentar no evento, além da artista plástica, GSantos, Malla Broxex, Intelectos Do Gueto; Sérgio Saas Raiz Coral, Mulheres em Cárceres, Punk Reggae; Mc Fabrin, Dred Velhaco, Dj Tano; Medalha, Profeta Das Ruas, Jrb; Banda Getsêmani, Esquilo Mc, Banda Negocios Aparti; King Nino Brawn, DBOy Angel Oliver e Back Spin Crew. A apresentação será feita por Ivan. Na mesa de debates estarão Ordalina, Tomás Jeferson, Valter Carreira, Solange Alves, Alexandre Machado e Odorico. O evento conta com apoio de vários comerciantes locais.

Serviço – O evento “Expressão Musical Arte Livre apresenta Ordalina Candido, 50 anos de trabalho social e racial” será realizado no dia 12 de maio, a partir das 17 horas, no Teatro Clara Nunes, rua Graciosa, s/ nº. Os ingressos custam R$ 20. Informações pelos telefones 96075-3733 e 98209-1587 com GSantos; 96072-3733 com Ordalina; 97719-4996 com Fabiana, e 98667-7845 com Valéria.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*