Diadema, Minha Cidade, Sua região

Estado confirma permanência e reforma do IML de Diadema

Estado confirma permanência e reforma do IML de Diadema
Durante a reunião, autoridades estabeleceram como ficarão os serviços até a conclusão da reforma. Foto: Divulgação/Carla Morando

O governo do Estado confirmou, nesta quinta-feira (22), que o Instituto Médico Legal (IML) continuará funcionando em Diadema. A decisão foi anunciada após reunião realizada no gabinete da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Participaram da reunião o secretário estadual de Segurança Pública, João Camilo Pires de Campos; o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT); o secretário de Defesa Social de Diadema, Benedito Mariano; os deputados estaduais Carla Morando (PSDB) e Márcio da Farmácia (Podemos); e o diretor geral do IML, Alexandre Cirino, entre outras autoridades.

O IML de Diadema foi fechado no dia 5 de abril e os atendimentos, transferidos para São Bernardo.

Além da permanência do IML, ficou estabelecido que os serviços de perícia e corpo de delito – que representam cerca de 80% do trabalho do IML – continuarão sendo realizados em Diadema às terças e quintas-feiras. A prefeitura se comprometeu, no prazo de 15 dias, a viabilizar novo espaço para o funcionamento temporário desses serviços durante a reforma estrutural do prédio onde hoje está localizado o IML e o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que é coordenado pela prefeitura. A reforma será responsabilidade do município.

Outra deliberação é que o serviço de necropsia passará a ser realizado pelo IML de São Bernardo até que se conclua a reforma estrutural do prédio. Para que a população de Diadema não seja prejudicada, será feito um protocolo sobre o translado entre as duas cidades de responsabilidade da Prefeitura de Diadema. No término da reforma, o serviço de necropsia voltará para o IML de Diadema.

Por fim, será elaborado um novo termo de cooperação entre a Prefeitura de Diadema e a Secretaria de Segurança Pública, relativo ao IML. O documento vai definir os compromissos das duas partes.

“Após três reuniões, conseguimos solucionar o problema do IML de Diadema. Estou muito feliz que o governo do Estado tenha entendido a importância desse serviço para o ABC”, disse Carla Morando, que se comprometeu a enviar emendas para ajudar o município.

“A permanência do IML é uma vitória para os moradores de Diadema. Fizemos um grande diálogo com a as autoridades técnicas para que o IML possa ter uma estrutura muito melhor”, comentou Márcio da Farmácia.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*