Últimas Notícias

Estácio fará plantão em Santo André para ajudar contribuintes declararem o IR

Neste sábado (22) e no próximo (29), das 9h às 15h, a Estácio, campus Santo André, vai oferecer, presencialmente e, sem necessidade de agendamento prévio, atendimento gratuito a todas as pessoas que ainda estiverem com dúvidas sobre como declarar o IR. O plantão será realizado pelos professores e alunos do curso de Ciências Contábeis e ocorrerá de acordo com as normas de segurança sanitária vigentes. O uso da máscara será obrigatório. Interessados devem comparecer na Rua Delfim Moreira, nº 40, Centro, ao lado do Paço Municipal, nos dias e horários informados.

O prazo final para entrega da declaração de Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF) é até 31 de maio de 2021 e muitos contribuintes não sabem, mas é possível doar suas restituições para as pessoas que estão mais vulneráveis durante a pandemia da Covid 19. Os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAFs) de Ciências Contábeis da Estácio, espalhados por todo o Brasil, pretendem bater a meta de atender 5 mil pessoas virtualmente, atuando 1.260 horas de atendimentos à comunidade. A novidade deste ano, é que a instituição de ensino superior criou uma campanha de responsabilidade social, cujo objetivo é esclarecer à população que a restituição do IR 2021 ou parte dela pode ser doada durante a declaração.

Outra novidade é que todos os contribuintes poderão ter acesso aos seus rendimentos, de seus dependentes, nesse caso através do procedimento de Procuração Eletrônica, realizando o cadastro no Sistema e-gov, disponível no link https://sso.acesso.gov.br/ e com o código gerado, o contribuinte poderá ter acesso as suas informações, sem que seja necessária a aquisição de um certificado digital, é um benefício ao contribuinte que passa a ter acesso inclusive a sua Declaração Pré-preenchida. Os proventos de aposentadoria para maiores de 65 anos poderão ser informados na ficha de isentos e a parcela tributável será automaticamente registrada na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica. Na ficha de bens e direitos, foram criados códigos, 81, 82 e 83 para operações com criptoativos.

“Segundo Iara Marchioretto, gestora nacional do curso de Ciências Contábeis e Gestão Financeira da Estácio, a dica valiosa para os contribuintes é organizar a documentação das despesas dedutíveis e simular a melhor opção tributária: Declaração Simplificada ou Completa, lembrando que após a opção e entrega, havendo necessidade de retificação a opção não pode ser modificada, por isso é importante organizar a documentação com antecedência, entregar no prazo e evitar a malha fiscal”. Para ela, o importante para quem tem restituição é declarar mais cedo para entrar nos primeiros lotes de restituição que vão de maio a setembro, e não deixar para declarar na última semana, período em que o sistema recebe muitos acessos e a internet ou o sistema poderão ter algumas”.

Ainda de acordo com Marchioretto, este serviço é de grande importância para o corpo discente, pois os alunos desenvolvem suas competências e a atividade aproxima o acadêmico do mercado e da sociedade por meio das orientações sobre o IRPF, orientações sobre preenchimento e entrega das declarações. E a instituição de ensino superior também cumpre seu papel social, oferecendo serviços de utilidade pública/gratuitos. No NAF da Estácio – que têm parceria com a Receita Federal do Brasil – estudantes e professores do curso de Ciências Contábeis atenderão gratuitamente quem tem dificuldade de fazer seu próprio IRPF 2021 e também ajudarão no envio do documento para o órgão.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*