Curiosidades

Especial Educação: o que faz um engenheiro de produção?

Escolher a profissão  é uma decisão muito importante a ser tomada. Para auxiliar nessa hora, a Quero Bolsa, em parceria com o Diário Regional, veicula informações sobre cursos e profissões.

Na edição de hoje, a Quero Bolsa apresenta algumas características do curso de Engenharia de Produção, cujos profissionais atuam diretamente em quaisquer organizações produtivas, como instituições bancárias, no setor industrial e em diversas outras áreas. A ampla possibilidade de atuação é reflexo da formação multidisciplinar que capacita o profissional de Engenharia de Produção.

O curso

O engenheiro de produção faz o planejamento e o controle do processo produtivo nas indústrias. O profissional desempenha suas funções supervisionando a redução de gastos e combatendo desperdícios em sua área de atuação. Além disso, o(a) engenheiro(a) pode atuar no controle sobre perdas, sejam elas de processos, produtos e serviços.

No momento de identificar, determinar e analisar as perdas, o engenheiro de produção estabelece um plano de ações preventivas e corretivas. Por fim, o profissional está apto ao desenvolvimento, teste e supervisão de sistemas, processos e novos métodos produtivos.

O profissional exerce sua atividade em diversos setores, mas sua atuação é frequentemente inserida no ramo industrial. O setor da metalurgia, de produtos alimentares e, até mesmo, o refino de petróleo são exemplos da atuação profissional do engenheiro de produção.

Sobre mais cursos

O engenheiro de produção possui atuação profissional de suma importância para os sistemas de produção de bens e serviços. Caso você queira visualizar qual curso superior combina com sua personalidade, confira o Teste Vocacional da Quero Bolsa.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*