Arte & Lazer, Social

Especial de aniversário de Diadema – Erikka Rodrigues descobriu no Tik Tok a plataforma ideal para sua criatividade

Erikka: "É engraçado porque estou aos olhos do público desde que comecei minha carreira. Não tinha uma carreira anterior à televisão". Foto: Divulgação
Erikka: “É engraçado porque estou aos olhos do público desde que comecei minha carreira. Não tinha uma carreira anterior à televisão”. Foto: Divulgação

Apesar da fama, a cantora Erikka não abriu mão da vida simples em Dia­dema, onde vive há mais de 20 anos. Com 17 anos de carreira e mais de 51 milhões de visualizações no Youtube, Erikka Rodrigues se tornou um dos grandes nomes da música popular brasileira. Porém, em en­trevista para o especial de aniversário de Diadema, destacou que é “uma pessoa bem do povo”. Entretanto, com a pandemia do novo coronavírus, a cantora, que já ganhou competições na TV e se tornou mania nacional com seu hit emplacado em novela, se viu longe dos fãs.

“Tinha lançando um DVD no início deste ano e estava trabalhando na divulgação desse trabalho, chamado “Show Bar”, pelo Brasil, até que aconteceu a pandemia. Daí, me vi em casa, sem poder fazer shows, encontrar os fãs, e nem dar continuidade ao trabalho com as rádios, que estava tendo uma ótima aceitação”, destaca.

Erikka afirma que como as apresentações estão suspensas por conta da covid, se aproximou mais dos fãs pela internet e encontrou no TikTok a plataforma ideal para unir sua criatividade e a música. O sucesso foi tanto, que em poucos meses conquistou seu primeiro milhão de visualizações, ocupando o ranking das contas mais visua­lizadas da internet.

“No começo era meio que uma brincadeira, mas que acabou dando muito certo. Comecei fazendo personagens, humor. Quando vi, estava cantando com os fãs e querendo compor uma música com eles. Esse foi o meu principal desejo e que fez a plataforma crescer mais ainda. Eu começava a frase e eles terminavam. Vieram mais 200 mil interações de pessoas fazendo suas versões. Cada um com uma música diferente. Então, eu lançava uma frase gatilho e eles completavam a sua música.”

O sucesso da brincadeira deu origem a um projeto maior: gravar uma música composta com os fãs, e o resultado foi a “Piscadinha”. Lançada em 6 de novembro, a nova música de Erikka se tornou um viral na internet. Em apenas três dias foram mais de 400 mil acessos no Youtube e aproximadamente 2 mil comentários no videoclipe.

“Sempre gostei muito de falar com os fãs pela internet. Sempre achei que ela encurta muito o espaço entre o fã e o artista e gosto dessa interação. Acho que descobri uma plataforma que deu vazão à minha criatividade. Gosto muito de criar coisas diferentes e poder cantar, e encontrei um ambiente propício no TikTok para unir a minha criatividade com a música. Também é onde tenho mais seguidores, quase 2 mi­lhões, e foi muito rápido. Acredito que tenha sido o ambiente que mais me acolheu até agora na internet como artista”, ressaltou.

PÚBLICO

Erikka começou sua carreira na TV, no programa Raul Gil (Record), e afirma que seu trabalho na internet, no que se refere ao público, se parece muito com o início. ”É engraçado porque estou aos olhos do público desde que comecei minha carreira. Não tinha uma carreira anterior à televisão. Comecei em um programa de calouros. É interessante como hoje o público faz muito parte das minhas escolhas e da minha formação artística. Inclusive, compôs uma música comigo. Dei esse espaço para eles. Então, acho que tem uma distância, mas também é muito parecido”, afirmou.

A jovem estava na plateia do programa quando foi chamada para cantar. Erikka afirma que até hoje tem muitas pessoas que se lembram dessa fase.

“Sou bem do povo. Gosto de calor humano. Moro em Dia­dema. Sou bem bairrista. Falo muito aqui do meu bairro. Esses dias mesmo sai cantando minha música pela rua e gravei. As pessoas falam: ‘nossa, seu bairro se parece muito com o meu’. Falo: ‘gente, mas estou em Diadema’. A cidade tem algo meio de interior também. Muito familiar. Falo muito bem da minha cidade. Sei que tem problemas, dificuldades. Porém, sempre levo (comigo) Diadema e não permito que ninguém fale mal. Está dentro de meu coração.”

PROJETOS FUTUROS

Com a parada nas apresentações, a cantora destacou que o período é de adaptação e que cada artista está encontrando seu caminho. Para Erikka, a porta foi aberta no TikTok e ela está aproveitando a oportunidade. A cantora afirmou que vai estrear, também, um quadro no seu canal do Youtube, mostrando um pouco mais do seu dia a dia e da rotina de cantora.

“Vou fazer esse trabalho na internet, mas esperando tudo isso (a pandemia) ter um desfecho para que a gente possa encontrar as pessoas, fazer shows. Tudo ainda é muito restrito. Creio que temos um caminho a compreender do que vão ser os novos shows. Tem muita gente fazendo apresentações em espaços mais reservados, mas não é a realidade do grande público. Os ingressos estão caros como tem sido feito. Creio que vamos ter de aguardar um pouco mais”, destacou.

Enquanto aguarda, Erikka segue nas plataformas digitais com a música “Piscadinha e criando novos conteúdos para a internet. “Dar uma piscadinha para alguém é um gesto universal de paquera. Em qualquer lugar do mundo as pessoas entendem esse sinal. Então, bora todo mundo sair dando aquela piscadinha por aí”, convida.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*