Arte & Lazer, Roteiro

Escolas de São Bernardo receberão Caravana Renovarte

Escolas de São Bernardo receberão Caravana Renovarte
Projeto cultural promove atividades que reforçam aprendizados sobre a problemática ambiental. Foto: Divulgação

A Caravana Renovarte – Educando através da Arte – está chegando em São Bernardo com a turma Amigos do Baobá, e passará por duas escolas com patrocínio da Tegma.

Nesta segunda-feira (16), a caravana cultural e toda a sua equipe desembarca na EMEB Professor Cassiano Faria, atendendo mais de 400 alunos.

O projeto consiste em atividades lúdicas que envolvem gamificação, trabalho em equipe, apresentação de peça teatral, entrega de uma revista informativa e a promoção de um workshop para os professores. Os alunos atendidos, até 14 anos, serão divididos por faixas etárias e passarão pelas cinco estações propostas: Água, Terra, Ar, Fogo e Reciclar.

A temática trabalhada é o meio ambiente e seu estado emergencial, com o objetivo de contribuir com a educação formal por meio da arte e cultura. As dinâmicas exploram os quatro elementos da natureza e os 3 R’s do consumo consciente (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), que estarão divididos em cinco estágios, conduzidos por monitores. Em cada estação, haverá crianças participando simultaneamente, com desafios que vão ao encontro da problemática ambiental. Após concluírem cada fase, receberão insígnias como estímulo para finalizarem todo o circuito.

“A Tegma acredita que a educação pública de qualidade é aquela construída de forma compartilhada com educadores, família, comunidade e empresa. Por isso, procura atuar como agente de desenvolvimento sustentável – socioeconômico e ambiental, empreendendo e apoiando ações como esta, para contribuir com uma sociedade mais justa e preparada para ter um futuro melhor”, destaca Rosa Maria de Carvalho, coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da empresa.

O workshop Semear, ação do projeto voltada para os educadores, terá 1h30 de duração e será ministrado pelo pedagogo Diogo Pires de Lima, para professores da escola atendida. A proposta é despertar e valorizar o caminho do conhecimento, e também promover reflexões acerca do papel que eles representam como docentes. “Nosso objetivo talvez não seja trazer nenhuma novidade ou descoberta incrível, mas sim valorizar o que a escola já tem. Pensando coletivamente e unindo esforços, na pesquisa, na criação, no debate, criando diálogos construtivos visando bons resultados”, completa Lima.

Os alunos que participarem da Caravana Renovarte serão estimulados a se tornarem Defensores da Terra, e serão encorajados a derrotar o grande vilão Dr. Poluição. Para além da diversão, o foco principal é que os participantes entendam que pequenas ações individuais são necessárias e efetivas, pratiquem os aprendizados no dia a dia e ainda espalhem a conscientização para seus familiares, amigos e comunidade.

 

Serviço – Caravana Renovarte – Educando através da Arte 

Segunda-feira (16) – EMEB Professor Cassiano Faria

Terã-feira 917) – EMEB Waldemar Cancioni

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*