Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Escola municipal de São Bernardo ganha prêmio voltado à sustentabilidade

Escola municipal de São Bernardo ganha prêmio voltado à sustentabilidade
EMEB Annita Magrini Guedes, no Baeta Neves, foi vencedora em categoria da Virada Sustentável SP. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

A EMEB Annita Magrini Guedes, do bairro Baeta Neves, foi a vencedora na categoria Fundamental I no Prêmio Desafio 2030, que faz parte da programação da Virada Sustentável SP.  O projeto “Em busca de uma escola sustentável” envolve os 500 alunos da escola, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, e suas famílias. Entre as atividades desenvolvidas estão hortas, viveiro de mudas e lago de carpas, além da reciclagem de óleo de cozinha e de lixo.

A concepção temática da Virada Sustentável é atualmente lastreada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU, que são também os princípios que orientam a programação do festival em todas as cidades.

Para o prefeito Orlando Morando (PSDB), a conquista do prêmio deve ser comemorada. “A rede municipal de São Bernardo conta com diversas iniciativas importantes e inovadoras. Cuidar da nossa cidade e do Meio Ambiente nos coloca entre o que existe de mais moderno”, pontuou o chefe do Executivo.

Na opinião do diretor da escola, José David de Souza, a premiação reconheceu o valor do projeto. “É muito gratificante já que não se trata de um projeto pontual e sim permanente. Um exemplo disso foi a crise hídrica que começou em 2013 e ressaltou a consciência da preservação da água entre os alunos”, comentou.

A unidade ganhou uma máquina de compostagem, que consegue produzir adubo em 45 minutos. “Nosso objetivo é que se utilize situações práticas do Meio Ambiente para ensinar outras matérias”, completou David.

Entre os resultados colhidos pela EMEB estão o aumento na frequência escolar – de 75% para 95% – o envolvimento maior dos alunos com os conteúdos desenvolvidos em sala de aula e também uma participação mais relevante dos pais e das famílias. “Logo que recebemos a notícia da premiação, vários pais vieram me procurar para dar os parabéns. O projeto foi abraçado por todos”, finalizou o diretor.

SOBRE A VIRADA

A Virada Sustentável é o maior festival de mobilização e educação para a sustentabilidade da América Latina, e envolve cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais, entre outros.

O evento teve sua primeira edição realizada em 2011, em São Paulo, e já promoveu edições em cidades como Manaus, Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro. O objetivo é apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades.

DESTAQUE

A unidade já havia sido finalista do Prêmio ANA, organizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), que premiou nove projetos de todo o país que combatem a poluição, o desperdício de água e contribuem para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos.

A premiação contou com nove categorias e a escola foi a única representante do estado de São Paulo na categoria Educação, cujo vencedor foi Projeto Rio Manoel Alves Pequeno: Limpar para Conservar, da Associação Apoio Colégio Estadual de Itacajá, em Tocantins

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*