Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Escola de música comemora 43 anos em S.Bernardo

A Equalize Ensino Musical Livre, uma das mais tradicionais escolas de música da região, celebra 43 anos de existência com grande festa que será realizada amanhã (20), no Bar & Ristorante Giramundo, em São Bernardo. A festa “Nos Embalos de Quinta à Noite” começa às 20 horas, e os convites podem ser retirados gratuitamente na sede da escola (rua Jurubatuba, 1965, 1° andar, centro de São Bernardo) ou adquiridos por R$ 15 na entrada do evento. Professores e alunos vão se apresentar na ocasião.

Além da escola de música, comemora 43 anos a Instrumentos Musicais Obradec, também tradicional loja do ramo, localizada no mesmo prédio da escola de música, com entrada pela avenida Brigadeiro Faria Lima. “A escola foi fundada pelo meu pai, Jayme Teixeira de Moura, em 1974. Nessa época aconteceu um concurso da Yamaha e quem ganhasse a competição poderia vender os órgãos da marca, em consignação, mas precisava já ensinar música”, destacou a coordenadora da Equalize, Simone de Freitas.

O instrumento era uma novidade que estava fazendo muito sucesso no Brasil e em seis meses, a loja já era o maior revendedor de órgãos Yamaha no país. Os dois negócios nasceram juntos e chamavam-se Organização Teixeira, dando aulas e vendendo órgãos. A separação em duas empresas acontece apenas em 2004, mas a diversificação de instrumentos já havia ocorrido em 1976.

Atualmente, são mais de 150 alunos em 17 cursos diferentes. A escola tem muitos diferenciais, um auditório com capacidade para 180 pessoas, aulas de piano em piano acústico e digital, além da experiência para os alunos de canto de gravar músicas em um estúdio profissional. “Duas vezes por ano realizamos audições, o momento em que o aluno sai da parte teórica, das aulas e vai efetivamente para a prática. É muito importante para a escola, os alunos, os professores. Mas essa festa é uma celebração à nossa história”, destacou Simone.

A loja, além de vender os instrumentos, conta também com serviço de reparos, mais conhecido como luthieria, especialmente de instrumentos de corda, como violão, guitarra, entre outros. “Nossas aulas são para crianças a partir de qualquer idade. Somos, inclusive, uma das poucas escolas da região com experiência na musicalização infantil”, ressaltou a coordenadora. “A formação e experiência dos nossos professores são nosso principal atributo”, pontuou.

Canto

As aulas de canto na Equalize ficam sob responsabilidade do professor Jonathan Brito, vencedor em 2007 do concurso Jovens Talentos no programa Raul Gil. Na escola há quatro anos, o cantor lança ainda este ano o segundo trabalho do grupo Nós. “Nosso estilo tem influências de música jovem, gostamos de chamar de ‘popgode’”, explicou Brito. “Temos muitos talentos sendo lapidados e para os alunos é importante ver os professores atuando, somos referência, eles se espelham em cada um de nós”, pontuou.

Serviço – A festa que celebra 43 anos da Equalize e da Obradec acontece hoje (20), às 20 horas, no Bar & Ristorante Giramundo, rua Olegário Herculano, 235, em São Bernardo. Os convites podem ser retirados na Equalize (rua Jurubatuba, 1965, 1° andar, Centro) ou comprados na entrada na festa por R$ 15. Mais informações: www.equalize.art.br e www.obradec.com.br.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*