Últimas Notícias

Escadaria no Centro de São Bernardo recebe ação de grafite

Mais do que um local de passagem, os degraus da Escadaria Pedro Zobolli, próxima à Rua Jurubatuba, no Jardim Olavo Bilac, em São Bernardo, estão ganhando cor e arte, por meio de ação dos alunos das Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Juventude da cidade. Nesta terça-feira (15), dez alunos do curso de grafite promovido pela Divisão de Ações para a Juventude (Dajuv) deram início à revitalização do espaço, que dispõe de 100 metros de comprimento.

Inicialmente, os cerca de 150 degraus foram pintados de verde, amarelo, azul e branco. Nos próximos encontros, que ainda serão agendados, serão grafitados os temas flores, teclas de piano e frases, sendo divididos pelos lances. Inédita, a intervenção teve início em maio deste ano em outras duas escadarias da Avenida Senador Vergueiro.

“É uma oportunidade para que os grafiteiros da cidade usem espaços públicos para se expressarem e aplicarem sua arte, sem depredação e sem riscos de acidentes. O intuito é dar uma nova cara, mais alegre e colorida, aos espaços urbanos”, destacou o prefeito Orlando Morando. Desde março de 2017, por meio da “Lei Parede Limpa”, é proibido pichar espaços públicos.

Para o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli, a oficina visa levar a arte e o fazer artístico para as ruas da cidade, presenteando os munícipes e valorizando os alunos. “Nosso objetivo é deixar os espaços com uma nova aparência, retratando a vida cultural dos jovens do nosso município”, disse. Entre as habilidades técnicas e artísticas desenvolvidas por eles estão a pintura em spray, criação de layouts, sombreamento, desenvolvimento de letras e personagens.

OFICINAS CULTURAIS 

Para participar das próximas turmas de Oficinas Culturais ou fazer parte da ação, é necessário fazer inscrição na Dajuv (Avenida Redenção, 271 – Centro), apresentando RG e preenchendo uma ficha. Mais informações pelo e-mail cultura.formacao@saobernardo.sp.gov.br. As vagas são limitadas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*