Serviços, Turismo

Encantadora por natureza, bucólica Torrinha atrai aventureiros

Encantadora por natureza, bucólica Torrinha atrai aventureiros
Cachoeiras, trilhas e cavernas compõem o cardápio de atrações turísticas do município localizado no Centro do Estado de São Paulo, a 260 km da Capital. Foto: Divulgação

Cachoeiras belíssimas, pa­re­­dões de até 100 metros de al­­tura, cavernas de are­­nito e vales poucos explora­dos compõem o cardápio de atrações turísticas de Torrinha, uma das 13 cidades do Circuito Serra do Itaqueri, localizado no Centro do Estado de São Paulo.

Distante 260 km da Capital, a bucólica cidade de 10 mil habitantes é boa opção para quem busca aventura e contato com a natureza. Torrinha ganhou esse nome por causa de formação rochosa de 50 metros de altura sobre elevação localizada na divisa com Brotas. Esse ponto de referência é avistado a grande distância e fica a sudeste, para quem sai do Centro da cidade.

Próximo ao local, na Fazenda da Ponta, há um mirante onde os turistas podem observar a paisagem, fotografar e até praticar o salto de parapente.

Seu território era passagem e pousada para tropeiros e viajantes no século XVII, até que, em 1890, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro (CPEF) construiu a estação Santa Ma­ria, que colocou Torrinha na malha ferroviária do estado.

Além do forte apelo junto aos aventureiros, a cidade também é ótima para quem busca descanso. Com várias trilhas, uma opção é fazer trekking ou mesmo praticar canyonin­g pelo córrego São José. Na Pedra do Triunfo, os corajosos po­dem fazer rapel de 8 metros.

A paisagem é repleta de água em todas as direções. Na cachoeira do Bissoli, há uma queda de 76 metros, localizada no Encontro das Águas – área da Mata Atlântica totalmente preservada, com árvores centenárias ao longo da trilha.

Outra queda d’água que atrai olhares em Torrinha é a cachoeira do Paraíso, com 85 metros. Se a intenção é apenas relaxar, a piscina natural existente em volta da cachoeira do Mosteiro é a escolha ideal.

Em termos de gastrono­mia, Torrinha tem bons atrativos. A cidade é reco­nhecida por produzir um dos melhores grãos de café do Estado. Também são destaque a produção de artesanato de costura, bordado e crochê.

Na antiga Estação Ferro­viária, os turistas encontram espaço dedicado à arte e cultura. O prédio é patrimônio histórico e abriga uma luthieria, especializada na cons­tru­ção e reparo de violas.

Torrinha pode ser acessada pelas rodovias SP-197 a partir de Brotas e pela SP-304 desde Jaú. A empresa Expresso de Prata oferece três opções diárias para a cidade a partir da Capital com preços desde R$ 81,55. A viagem dura quatro horas e meia.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*