Serviços, Tecnologia

Empresas de tecnologia serão impactadas pela falta de diversidade e inclusão

Ana Minuto, CEO da Minuto Consultoria Empresarial & Carreira, LinkedIn Top Voice & Creator é cocriadora do evento “Potências Negras”, Foto: Divulgação
Ana Minuto, CEO da Minuto Consultoria Empresarial & Carreira, LinkedIn Top Voice & Creator, é cocriadora do evento “Potências Negras”, Foto: Divulgação

Segundo pesquisas, até 2024 surgirão mais de 500 mil vagas de emprego só na área de tecnologia, e o Brasil só forma 42 mil pessoas por ano nesta área, majoritariamente, pertencentes a um mesmo grupo em situação de privilégio e seguem um modelo comum: homem, branco,  de classe média e que não conhecem os desafios que uma mulher ou homem pretos passam constantemente.

Para Ana Minuto, CEO da Minuto Consultoria Empresarial & Carreira, LinkedIn Top Voice & Creator e cocriadora do evento “Potências Negras”, isso impacta diretamente o desenvolvimento das empresas. “Quando pensamos que essas empresas talvez não existam porque não há mão de obra, teremos que olhar para as mulheres e homens pretos e para os grupos sub-representados. Quando pensarmos em sustentabilidade nas empresas, elas terão que reavaliar o processo de recrutamento e seleção utilizados e essa mudança é importante para que a população negra esteja inserida neste processo, se desenvolvendo e trazendo novas possibilidades. A população negra é o caminho para um mundo mais equânime, mais próspero e abundante”, finaliza Ana.

Ana Minuto, primeira coach negra a desenvolver uma metodologia específica para afrodescendentes lança livro sobre empreendedorismo de mulheres negras

Com uma carreira consolidada e dedicada, há mais de 25 anos, auxiliando a população negra a empreender e conquistar sua autonomia, a coach Ana Minuto resolveu que era hora de lançar um livro contando um pouco mais sobre sua experiência com este público.

“Quando pensamos que 56% da população brasileira é negra, 28% dessa população é mulher negra, que somos as primeiras empreendedoras do Brasil e que mais da metade das mulheres pretas empreendem por necessidade, por não serem absorvidas pelo mercado de trabalho conseguimos entender o quanto este livro é importante e pode auxiliar outras mulheres que se identifiquem com estas histórias a lutarem por seu merecido lugar”, diz Ana Minuto que lançou recentemente o livro A potência: Empreendedorismo da mulher negra.

Foi justamente por sentir na pele (literalmente) todas essas dificuldades vinculas as ancestralidades que Ana fez questão de reunir somente coautoras negras. “Meu objetivo é mostrar que apesar de termos menos acesso as oportunidades, somos potentes e grandiosas e que, por mais que se esforcem, não nos calamos porque somos os sonhos realizados dos nossos ancestrais”, afirma.

Na obra, as 14 coautoras Andreia Lima, Camila Lima, Isabela Brito, Janina Jacino, Layla de Souza, Marcia Deraoui, Marizilda do Nascimento, Mona Kisola Dya Nzambi, Mônica Costa, Sabrina Modesto, Samanta Lopes, Silvana Inácio, Thays Araújo e Verônica Machado contribuem com dicas de empreendedorismo, negócios e mercado para inspirar as mulheres pretas a enfrentarem os desafios e trazer alegria e esperança para elas.

Além disso, Ana é idealizadora do Potências Negras, maior evento online e totalmente gratuito da América Latina que já impactou mais de seis milhões de pessoas e tem como o objetivo enegrecer o mercado de trabalho abrindo oportunidades de recolocação e crescimento no mercado de trabalho. “O evento tem como objetivo trazer e contar histórias de pessoas que conseguiram alcançar seus objetivos profissionais, inspirando as mulheres participantes a não desistir de seus sonhos. O meu desejo é fazer com elas enxerguem novas perspectivas e possibilidades de ascensão na carreira, preenchendo vagas nas áreas que desejam e movimentando a economia do nosso país”, destaca.

Toda essa dedicação às mulheres negras também fez com que ela criasse o Minuto Consultoria Empresarial & Carreira que, através de palestras, workshops, cursos e processos de coaching coloca em prática uma metodologia para ajudar pessoas negras a desenvolverem autoconfiança e autoestima e, assim impulsionar sua carreira profissional.

Mestre em Diversidade, LeaderShip na Promoting Women´s Politic and Economic Empowerrment-USA, Master Coach Carreira e Treinadora IFT, Ana já prestou consultoria e mentoria para grandes empresas como Gerdau, Nestlé, Google, Twitter, Fiat, IBM, IFood e Netflix. Por 20 anos, atuou na Promoção da Equidade Racial e Gênero, Combate ao Racismo e a Violência Doméstica através da Associação Fala Negão Fala Mulher onde Gerenciou e Implantou Projetos que atenderam milhares de pessoas em parceria com a Prefeitura de São Paulo, ONU, UNESCO, UNICEF, OPAS, OMS e UNFPA e através dos trabalhos realizados recebeu os Prêmios Teodosina Cardoso, Plataforma dos Centros Urbanos _ Unicef

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*