Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Empresária de São Bernardo quer lançar projeto de arte-inclusão

A empresária Leonora Fornazeiro de Paula, de São Bernardo, trabalha para realizar um sonho: implantar em sua cidade uma filial do Projeto Platô, iniciativa que atende em Santos, no litoral paulista, pessoas com Síndrome de Asperger (um dos tipos de autismo) com técnicas de psicodrama e teatro espontâneo. O objetivo é promover, aos poucos, a socialização desses indivíduos, primeiro entre o próprio grupo, para depois transpor aos outros momentos da vida social.

“Há mais de dez anos me dedico a projetos sociais. O trabalho voluntário sempre fez parte da minha vida e agora sonho com a oportunidade de realmente estar à frente de uma iniciativa como essa”, declarou Leonora. A empresária atua como voluntária no Projeto Platô e também em uma entidade assistencial que atende cerca de 3,5 mil crianças com necessidades especiais em São Bernardo.

“Meu objetivo é conseguir parceiros na iniciativa privada para podermos montar o projeto. Poderíamos ter aulas duas vezes por semana, como acontece em Santos, e trazer para o ABC essa experiência tão exitosa e bonita”, destacou a empresária.

A psicodramatista e diretora de teatro Tina Cruz, uma das idealizadoras do Projeto Platô e professora dos seis integrantes do Projeto Platô, explica que o objetivo é promover entre os participantes “uma provocação de emoções para que seja feita por eles a releitura de uma convivência social”. “Trazemos situações do cotidiano que muitas vezes passam despercebidas por eles, pelas próprias características da Síndrome”, destacou.

Não existe uma sede e os ensaios, que duram o ano todo, são realizados onde é possível. “Fazemos na casa dos participantes, em algum ginásio disponível. Utilizamos os recursos que temos à mão”, detalhou Tina. “Por outro lado, temos essa facilidade de mobilidade e podemos multiplicar o projeto em outros locais, como em São Bernardo”, concluiu. O Projeto Platô é uma das iniciativas do Instituto Mata Verde Louro, que atua com inclusão social e sustentabilidade.

Leonora: “sonho em estar à frente de uma iniciativa como essa”. Foto: Eberly Laurindo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*