Diadema, Minha Cidade, Sua região

EMEB Cora Coralina e EMEE Olga Benário ganham destaque em projeto da Nasa

EMEB Cora Coralina e EMEE Olga Benário ganham destaque na Missão Garatéa
Diadema ficou em 8º lugar com a EMEB Cora Coralina, com os alunos da Educação de Jovens e Adultos, e recebeu menção honrosa pela inscrição de 22 alunos surdos da EMEE Olga Benário.. Foto: Mauro Pedroso/PMD

Os alunos de sete escolas da rede municipal de Diadema desenvolveram, ao longo de nove semanas, ideias de projetos para ir ao espaço em um foguete da SpaceX com os astronautas da NASA na Missão Garatéa. Dos 61 projetos inscritos, o município ficou em 8º lugar com a EMEB Cora Coralina, com os alunos da Educação de Jovens e Adultos, e recebeu menção honrosa pela inscrição de 22 alunos surdos da EMEE Olga Benário.

A divulgação do resultado foi feita por uma transmissão ao vivo no canal da Missão Garatéa no YouTube na tarde desta terça-feira (27).

A Missão Garatéa, junto com o Centro Nacional para Educação Científica para Terra e Espaço (NCESSE), criou o projeto educacional espacial Garatéa-ISS. O objetivo é que estudantes brasileiros criem um experimento espacial para enviar para a Estação Espacial ISS, da Agência Espacial Americana (NASA), em 2019.

Com aproximadamente 1.000 alunos inscritos, os projetos foram desenvolvidos em grupos de até quatro estudantes. “Acredito que nossos alunos e professores estão contribuindo com um projeto que é tão importante para o desenvolvimento da humanidade, além de ser uma oportunidade para que eles tenham contato direto com a ciência. O mundo atual requer experiências e inovações”, pontuou o secretário de Educação, Cacá Vianna.

Com três pilares – Ciência, Indústria e Inspiração Educacional – o objetivo do Missão Garatéa é fundar um Instituto de Ciência e Tecnologia e se tornar referência em iniciativas espaciais, garantindo participação brasileira na atividade econômica espacial internacional e promovendo a ciência com o público geral.

StudentSpaceflightExperimentsProgram (SSEP)

É realizado há treze anos pela NASA para estimular a pesquisa espacial entre jovens. Tradicionalmente, os milhares de participantes são americanos ou canadenses.

Garatéa-ISS

Iniciativa desenvolvida em parceria com a Universidade de São Paulo e a Fundação de Apoio à Física e à Química (fafq.org.br). Projeto financiado por Airvantis, Instituto TIM e Braskem.

Missão Garatéa

Esforço nacional formado por um consórcio de institutos, universidades e empresas que busca difundir a ciência na sociedade brasileira utilizando o espaço como elemento motivador. Sua principal atividade, um vôo de uma sonda lunar agendada para 2021, acabou servindo como inspiração e desdobramento para outras frentes, como projetos educacionais similares à Garatéa-ISS.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*