Uncategorized

EMEB Chico Mendes vence prêmio de Escola Consciente

Alunos e professores criaram mascotes para a campanha. Foto: Thiago Benedetti/PMD Transformar papel, papelão, bolas de isopor e tintas na mascote oficial da Campanha Consumo Consciente (água, luz e telefone) e de Combate ao Vandalismo de Diadema foi uma das ações desenvolvidas pela EMEB Chico Mendes, que garantiu o troféu de vencedora para alunos e educadores da unidade escolar. A cerimônia de premiação foi realizada na tarde desta sexta-feira (18), no auditório do Quarteirão da Saúde (QS).
O evento contou com a apresentação de fotos das atividades das escola, além da performance musical do grupo Matéria Rima para o público de mais de 250 pessoas, entre alunos, educadores, diretores e convidados.

Para monitorar o consumo de água, luz e telefone, a EMEB Chico Mendes avaliou as contas, mês a mês, estabeleceu metas e comparou os dados. Alunos, educadores e funcionários da instituição reaproveitaram e reciclaram papéis. Entre os funcionários foi incentivada a troca de copo descartável por xícaras de cerâmica. Houve redução de água e foram desenvolvidas atividades temáticas de consumo consciente como leituras, atividades escritas, audiovisuais, cartazes, rodas de conversa, com a participação de todas as crianças. Além disso, a escola realizou passeata com alunos para sensibilizar a comunidade local quanto à importância do combate ao vandalismo.

Um dos itens da campanha foi um hino, que teve produção coletiva e foi apresentado na festa junina da escola. Já a mascote, que se tornou símbolo da campanha, recebeu o nome de Utilixo e foi criada a partir de uma contação de história, em que uma máquina transforma tudo aquilo que não serve mais em algo útil, como brinquedos para crianças.

Mudanças

Para a diretora da escola ganhadora, Gisele Pereira Freire, o concurso trouxe mudanças importantes na rotina do serviço. “Foi uma experiência muito bacana com toda a escola falando de um mesmo assunto, com a participação da comunidade. É interessante ver o exemplo das crianças quando apagam as luzes das salas e falam para fechar a torneira quando ninguém está usando. Os funcionários também tiveram a preocupação de colaborar com o que foi possível dentro da atividade de cada um”, explicou.

Para a secretária de Educação, Tatiane Ramos, as ações que se destacaram durante a campanha foram as passeatas de conscientização, a diminuição das contas e a interação entre comunidade escolar para trabalhar o tema ao longo do ano. “O projeto nasceu também para auxiliar na redução de gastos. Ao longo do processo, fomos nos encantando com as ações, que extrapolaram os muros da escola e teve a interação de toda a comunidade. Hoje, os estudantes fazem história com o trabalho desenvolvido para construir uma Diadema melhor”, afirmou.

Entre os prêmios oferecidos para o 1º lugar estão troféu “Escola Campeã em Consumo Consciente 2017”, visita à estação de tratamento da Sabesp e curso sobre consumo consciente para professores.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*