Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Em São Bernardo, ‘Saúde Prioridade Cirurgia’ realiza 20 procedimentos cirúrgicos em seu primeiro dia

Dona Marisa (d), registrando entrada no HC para cirurgia;. Foto: Gabriel Inamine/PMSBCO programa “Saúde Prioridade Cirurgia”, criado pela Prefeitura de São Bernardo para zerar a fila reprimida de procedimentos cirúrgicos no município, registrou a conclusão de 20 intervenções em seu primeiro dia de atividade. Lançada na última quarta-feira (20), a ação foi iniciada efetivamente um dia depois. Todas as cirurgias foram realizadas no Hospital de Clínicas.

A vendedora Marisa Guedes Franco de Lima, 54 anos, foi a primeira paciente a ser atendida pelo programa. Aguardando desde 2009, para fazer uma cirurgia de varizes nas pernas, dona Marisa disse que já havia desistido de realizar o procedimento e que se surpreendeu quando recebeu a ligação de autorização para a cirurgia.

“Estou há oito anos esperando para ser chamada. Neste período, realizei vários exames pré-operatórios e fiquei apenas na expectativa. Na semana passada, fui até o Hospital de Clínicas e sai de lá com a cirurgia agendada para esta segunda-feira (25/09). Me sinto como se eu tivesse ganhado um prêmio. Agora vou conseguir voltar a ter uma vida normal, sem dores e constrangimentos”, comemorou Marisa.

O prefeito Orlando Morando (PSDB), destacou os resultados do primeiro dia e ressaltou a seriedade do programa em solucionar a fila de espera. “A história da Dona Marisa, que tanto tempo aguardava, é a prova de que estamos solucionando o problema da espera. Primeiro zeramos a demanda de consultas e exames e agora estamos acabando com a fila de cirúrgica. No prazo determinado de 180, com certeza, não terá ninguém sem ser atendido”, disse.

Já o secretário de Saúde, Geraldo Reple, explicou que apesar do programa, as cirurgias mensais continuarão a ser executadas. “São Bernardo realiza em média, 343 cirurgias por mês. Continuaremos a executá-las normalmente, porém, com a implantação do programa, nós reorganizamos as agendas dos cirurgiões e assim realizaremos o dobro de procedimentos. Os pacientes que aguardam por cirurgias de hérnia, vascular, ginecológica, cirurgia geral, entre outras, serão atendidos”, explicou Reple.

Pós-cirurgia

Após o término da cirurgia, dona Marisa já está em casa e passa bem. Por telefone, ela comemorou o sucesso do procedimento e disse: “Finalmente estou liberta, estou livre das dores e agora poderei voltar a usar vestidos e bermudas. Estou muito feliz”, disse.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*