Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Em São Bernardo, público infantil lota a 3ª edição da Feira de Troca de Brinquedos

Em São Bernardo, público infantil lota a 3ª edição da Feira de Troca de Brinquedos
Mais de 200 crianças participaram do evento, realizado neste sábado no parque Raphael Lazurri. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

Em uma ação de aprendizado, incentivo à cidadania e respeito ao próximo, a Prefeitura de São Bernardo realizou, neste sábado (3), a 3ª edição da Feira de Troca de Brinquedos.  O público infantil aderiu a ideia e mais de 200 crianças compareceram ao parque Raphael Lazzuri, no bairro Anchieta.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, fez questão de participar da ação. Acompanhado do Secretário de Gestão Ambiental, José Carlos Pagliuca, ele conversou com as crianças e os pais e salientou a importância da feira.

“Precisamos ensinar às crianças, desde cedo o ato de compartilhar e olhar ao próximo. Brinquedos que antes estavam em casa e sem uso, agora podem fazer a alegria de outras casas. Essa é uma excelente iniciativa, afinal com um simples ato, podemos ajudar a criar adultos mais conscientes e humanos”, explicou Morando.

A primeira-dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Carla Morando, também prestigiou a ação. Carla levou os filhos, Orlandinho e Antonella, para trocarem os seus livros e brinquedos. “Acho importante ensinar os nossos filhos a praticar a gratidão. Hoje, eles não estão indo para casa carregando apenas um brinquedo novo. Eles perceberam o quanto é essencial doar e pensar no próximo com carinho e respeito”, disse Carla.

Durante a feira, o primogênito do prefeito, ainda incentivou as outras crianças a pegarem os brinquedos que ele mesmo levou. “Ajudei um menino a escolher um carrinho que eu trouxe. Gostava bastante daquele brinquedo e é muito legal ver outra criança brincando com ele”, ressaltou Orlandinho.

Quem também que saiu satisfeita da feira foi Laura Scabia, de 10 anos. A menina levou sete brinquedos para trocar e ainda incentivou a mãe a separar mais objetos para as outras edições. “Gostei muito de doar, sei que muitas crianças ficarão felizes com os brinquedos que eu trouxe. Hoje estou indo para casa cheia de livros e estou muito feliz por isso”, comemorou Laura.

Além das crianças, muitos pais fizeram questão de parabenizar a prefeitura pela ação. Moradora do Parque São Bernardo e mãe de gêmeos, Raimunda Martins, de 43 anos, se emocionou por seus filhos terem a oportunidade de brincarem com novos objetos.

“Eu sou ajudante de cozinha, não tenho condições financeiras para comprar brinquedos para o Lucas e Davi. Eles tem 4 anos e estão começando a entender, me pedem as coisas e nunca tenho como pagar. Por isso, essa iniciativa é maravilhosa. Eles chegaram aqui hoje e se encantaram com a quantidade de brinquedos. Os dois estão ansiosos para ir pra casa brincar, isso é muito gratificante”, festejou Raimunda.

Para participar, as crianças precisam apenas levar um brinquedo novo ou em bom estado e realizar a troca. Tudo é feito de forma descontraída e sem a interferência dos adultos. O valor monetário dos brinquedos não é levado em conta, o que vale é a vontade das crianças em trocarem os seus livros e brinquedos.

Solidariedade

Na ação também foi separado um espaço para doação de alimentos. Todos os mantimentos serão encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade do município e distribuídos em ONGs e entidades de caridade.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*