Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Em São Bernardo, Prefeitura realiza mais de 4.000 atendimentos em ação do “Outubro Rosa”

Em São Bernardo, Prefeitura realiza mais de 4.000 atendimentos em ação do “Outubro Rosa”
Durante o sábado, Unidades Básicas de Saúde foram abertas às mulheres para exames preventivos de câncer de mama e colo de útero. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

O plano da Prefeitura de São Bernardo, no último sábado (20), em abrir as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para as mulheres, em exames preventivos da campanha do “Outubro Rosa”, realizou 4.007 atendimentos. Os procedimentos promovidos foram para prevenção ao câncer de mama e colo de útero.

“A cada ano melhoramos a nossa meta de atendimentos. Sem contar que tivemos que abrir as unidades antes do horário previsto, devido às filas de espera. A população está se conscientizando sobre a importância da prevenção e dos benefícios do diagnóstico precoce”, comentou o prefeito de São Bernardo,  Orlando Morando, que esteve na UBS Pauliceia durante o sábado, acompanhado do Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, e do diretor do Departamento de Atenção Básica, Dr. Rodolfo Strufaldi.

As Unidades Básicas de Saúde com maior público foram a UBS São Pedro, UBS Baeta e UBS Ipê. Sendo que a UBS São Pedro chegou a registrar 320 coletas de Papanicolau e 90 pedidos de mamografia.

O câncer de mama é a doença com maior índice de mortalidade entre as mulheres e o diagnóstico precoce, além de fazer toda a diferença no tratamento, pode aumentar as possibilidades de cura. São Bernardo vem investindo nas opções de tratamentos e oferecendo mais qualidade de vida as pacientes diagnosticadas com a doença.

A cidade conta com o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) e atende, em média, 3.000 pacientes por mês. No espaço, além de atendimento clínico, essas mulheres são acompanhadas por uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, entre outros.

“Estamos priorizando e investindo em atendimento humanizado e de qualidade. Estas mulheres, além de um bom atendimento médico, precisam de ajuda para superar o trauma da doença e voltar a ter uma rotina saudável”, explicou Dr. Geraldo, que é médico ginecologista.

Conscientização e cuidado – Desde o início do mês de outubro, a secretaria de Saúde vem realizando nas UBS ações de conscientização sobre o câncer de mama. Palestras, rodas de conversa e grupos de apoio foram criadas nas unidades de Saúde a fim de discutir o tema.

Além das UBSs, as Policlínicas Centros e Alvarenga também desenvolveram ações em prol do “Outubro Rosa”. Aos finais de semana, até o dia 8 de dezembro, incluindo o feriado, serão realizados mutirões de ultrassonografia. Na ocasião, as pacientes entre 50 a 69 anos, agendadas para o ultrassom e que não fizeram o exame de mamografia neste ano, poderão realizar o procedimento, sem necessidade de agendamento prévio.

Todas as pacientes que apresentarem alterações nos exames de mamografia serão encaminhadas para iniciar tratamento no Centro de Atenção e Integral à Saúde da Mulher (CAISM), localizado na Rua Brasil, 350, no bairro do Rudge Ramos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*