Uncategorized

Em São Bernardo, Hospital de Clínicas realiza palestra sobre 2ª Vítima

Em São Bernardo, Hospital de Clínicas realiza palestra sobre 2ª Vítima
“O profissional passa a se sentir mais valorizado, mais acolhido”, disse a palestrante Dra Veridiana Penteado. Foto: Divulgação/PMSBC

Todo profissional da Saúde, pode em algum momento, ser uma 2ª vítima em eventos adversos do dia-a-dia em seu trabalho. Foi com este pensamento que a Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Saúde e do corpo gestor do Hospital de Clínicas, realizou uma palestra para seus funcionários sobre o assunto.

A partir do certificado Qmentum, entregue ao Hospital neste mês, a preocupação com os procedimentos internos e o cuidado tanto com paciente como com os profissionais tornou-se ainda maior e a abordagem do tema reforçou a questão da importância destes processos.

Segundo a palestrante Dra Veridiana Penteado quando o programa de 2ª vítima é aplicado, há uma melhoria significativa na qualidade de todos os procedimentos. “O profissional passa a se sentir mais valorizado, mais acolhido. E embora muitas vezes tenha que ser julgado por um erro cometido, estará amparado e acolhido pela instituição por meio do programa”, relatou.

“A implantação destes processos traz também mais qualidade de vida e suporte psicológico ao profissional da Saúde. Neste caso, o ambiente de trabalho mais acolhedor traz resultados melhores, paciente e funcionários mais felizes”, reforçou a psicóloga do Complexo Hospitalar de SBC, Rosanna Norinho.

O HC – Inaugurado em dezembro de 2013, o Hospital de Clínicas Municipal conta com 257 leitos. Até o ano de 2016, o local operava apenas com 40% de sua capacidade. Hoje, 100% do hospital está em pleno funcionamento, com 1.000 profissionais trabalhando diariamente.

O HC realiza procedimentos em cardiologia, neurologias de urgência, cirurgias de politrauma, cirurgias ortopédicas e outras especialidades clínicas. Com 36 mil metros quadrados de área construída, 11 pavimentos e equipamentos de alta tecnologia o HC é reconhecido como um dos hospitais públicos mais modernos do País.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*