Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Em São Bernardo, 72% das escolas municipais oferecem almoço; ,eta é chegar a 100% até 2020

Em S.Bernardo, 72% das escolas municipais oferecem almoço
Para conferir o cardápio, Orlando Morando almoçou ontem na EMEB Karolina Zofia Lewandowska. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria da Educação, está implementando almoço em escolas de Educação Infantil (pré-escola) e Ensino Fundamental. Até o momento, 72% das instituições que atendem alunos desses anos de ensino estão com seus cardápios reforçados no almoço. O processo será finalizado no início de 2020, com a inclusão dessa refeição em 100% das EMEBs.

Para conferir o resultado dessa medida, o prefeito Orlando Morando (PSDB) almoçou, nesta segunda-feira (29), na EMEB Karolina Zofia Lewandowska, no Parque Esmeralda, na região do Grande Alvarenga, acompanhado da secretária de Educação, Sílvia Donnini.

A unidade escolar conta com cerca de 1.100 alunos, 42 turmas, nas modalidades Educação Infantil (pré-escola) e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e, recentemente, foi reforçada com o almoço. “Trata-se de um dos principais compromissos assumidos pela nossa gestão. Além de promover a melhora na merenda escolar, também implementamos o almoço para essas turmas. A aceitação de nossas crianças tem sido excelente. Pude comprovar a qualidade da alimentação, com refeição ba­lanceada, variada e de qualidade”, afirmou o prefeito.

Outra importante ação da administração municipal foi a distribuição da versão impressa do cardápio escolar. Entre­gue periodicamente aos pais, a publicação tem o objetivo de informar acerca do que é servido mensalmente aos alunos. Há também tabela nutricional com as necessidades diárias dos estudantes no período de aula. A alimentação escolar servida aos cerca de 82 mil alunos da rede municipal respeita as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvi­mento da Educação (FNDE), do Mi­nistério da Educação.

CONTRIBUIÇÃO

A auxiliar Luzivânia Oliveira da Silva, 33 anos, com um filho no infantil V, ficou satisfeita com a implementação do almoço. “Antes não tinha esta refeição. Foi muito importante porque há muitas crianças que vinham para a escola com fome. Tenho certeza de que o oferecimento de mais uma refeição contribuirá com o aprendizado delas. Também é muito bom saber antecipadamente o que será servido na merenda, sempre pergunto ao meu filho o que ele comeu”, disse.

Além de ser entregue aos pais, o cardápio escolar também está disponível em forma digital no Portal da Educação: https://educacao.saobernardo.sp.gov.br/index.php/alimentacao-escolar.html.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*