Editorias, Mundo, Notícias

Em jantar beneficente, Trump e Hillary trocam piadas e provocações

Hillary tocou na polêmica entre Trump e as mulheres. Foto: Darren McGee/ Office of Governor Andrew Cuomo

Menos de 24 horas após trocarem acusações no último debate antes das eleições americanas, os presidenciáveis Donald Trump e Hillary Clinton fizeram piadas ácidas um sobre o outro e deram risadas durante um jantar de gala em Nova York na noite de quinta-feira (20).

O jantar, evento anual beneficente da fundação do ex-governador de Nova York Alfred E. Smith, costuma ser o último espaço em que candidatos aparecem lado a lado antes das eleições. Ali costumam ser deixadas de lado as hostilidades da campanha. Porém, os dois candidatos levaram para seus discursos as ironias e críticas, muitas vezes disfarçadas de brincadeira.

Ao falar primeiro, Trump levou algumas vaias do público, mas provocou gargalhadas ao falar ironicamente de si mesmo. “Sou modesto. Dizem que é minha melhor qualidade, mais que o temperamento”. Ainda no campo das ironias pessoais, o republicano disse que se Hillary fosse eleita presidente, não o descartaria, oferecendo a chefia da embaixada americana no Iraque ou no Afeganistão. “Minha escolha”, disse.

Trump alfinetou a democrata dizendo que ela falaria, na sequência, a empresários, “e não vai ganhar por isso”, em referência a palestras pagas já feitas por Hillary. Essa piada foi retomada pela democrata, quando tomou a palavra. “Como vocês ouviram, (eu estar aqui) é um deleite para vocês, porque normalmente cobro muito.”

Ainda falando sobre como estava feliz por estar ali, também alfinetou o oponente. “Não acharia que ele toparia uma transição pacífica de poder”, disse a candidata. Em uma das provocações mais fortes de sua fala, Hillary tocou na polêmica entre Trump e mulheres -algumas o acusaram de assédio sexual, e ele, por sua vez, fez críticas a aparência delas. “Donald olha para a Estátua da Liberdade e dá uma nota quatro, talvez cinco se ela tirar sua tocha e mudar seu cabelo.”

Ainda em provocações diretas, a democrata comparou a saúde dos dois. Citou o resultado de seus exames e comparou com informações obscuras dadas por Trump. “Mas Donald é saudável como um cavalo, aquele em que (o presidente russo, Vladimir) Putin monta”, disparou. Hillary também fez piada com ela mesma, ao dizer que era injusto ser vista como não tão divertida quanto o rival. “Dou vida a todas as festas em que vou. E já fui a três!”

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*