Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Em 50 dias, centro de parto normal do HMU já realizou mais de 100 partos

Complexo realiza média de dois partos por dia em prática humanizada. Foto: Gabriel Inamine/PMSBCO centro de parto normal do Hospital Municipal Universitário (HMU) de São Bernardo já realizou mais de 100 partos em 50 dias de funcionamento. O complexo foi inaugurado no começo de fevereiro pelo prefeito Orlando Morando (PSDB) e oferece duas salas individuais de pré-parto e parto (PP), que proporcionam conforto e comodidade para as gestantes.

O centro de parto oferece uma prática mais humanizada, com métodos não farmacológicos para alívios das dores e permitem que a mulher permaneça durante o trabalho de parto e no parto, com o acompanhante, em espaço individualizado e humanizado.

A gerente de enfermagem do HMU, Selma Maria da Costa, explica que 75% desses partos foram realizados por enfermeiras obstetriz, o que permite um atendimento individual e que respeita todas as vontades da gestante e diz: “Aqui a mulher fica em um espaço reservado, junto com o acompanhante e recebe todos os cuidados necessário. Ela pode comer, caminhar, fazer exercícios na bola ou no espaldar para aliviar a dor ou até mesmo ficar embaixo do chuveiro. Nessa unidade, a mulher tem total direito de escolher como quer dar à luz”, explica.

A qualidade do serviço e a possibilidade de escolha fizeram com a jovem Ranieli Cristine da Costa, de 21 anos, procurasse o HMU assim que entrou em trabalho de parto. Ranieli, que já é mãe de uma menina, decidiu que o seu segundo parto seria normal e humanizado e que Miguel viria ao mundo com toda assistência. Segundo Ranieli, o cuidado das enfermeiras e toda a estrutura do hospital amenizou as dores do parto.

Com o sorriso no rosto e o filho nos braços, a jovem afirma que viveu a melhor experiência de sua vida e enfatiza: “No meu primeiro parto, a minha filha não ficou comigo após o nascimento, já com o Miguel foi diferente. É maravilhoso poder ficar com ele no pós-parto, esse contato é muito importante, ele já mamou e agora está aqui tranquilo e quentinho agarrado a mim. ”

Além de todos os cuidados no pré-parto, a coordenadora da Obstetrícia, Camila Cristiani explica que a unidade também tem total preocupação com o pós-parto. Após o nascimento, o bebê fica em contato pele a pele com a mãe por uma hora, o que incentiva a amamentação e o elo efetivo entre dos dois.

Recentemente o HMU foi reconhecido com a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que atesta a qualidade dos serviços de saúde prestados no local.  A expectativa é de que o complexo tenha cada vez mais recursos para atender mães e o bebês. Camila ainda afirma que a expectativa é que em um futuro próximo essas salas realizem mais de dois partos por dia, proporcionando um atendimento de qualidade e escolha para todas as mulheres do município de São Bernardo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*