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Educação de Santo André qualifica ações por meio do projeto de capacitação Rede de Escolas Ativas

No município, iniciativa atendeu 40 unidades escolares, envolvendo profissionais de creches, Emeis e Emeiefs. Foto: Divulgação/PSA
No município, iniciativa atendeu 40 unidades escolares, envolvendo profissionais de creches, Emeis e Emeiefs. Foto: Divulgação/PSA

A Secretaria de Educação de Santo André, em parceria com o Instituto Esporte & Educação (IEE), realizou no segundo semestre de 2022 o projeto Rede Escolas Ativas. No município, o projeto atendeu 40 unidades escolares, envolvendo de forma direta mais de 100 profissionais de creches, Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental).

A iniciativa, presidida pela ex-atleta Ana Moser, teve como objetivo contribuir com a capacitação de gestores, diretores, professores, lideranças comunitárias e agentes públicos atuantes nas escolas públicas, com foco na construção de uma Rede de Escolas Ativas que teve como objetivo qualificar a prática pedagógica, ampliar o acesso dos estudantes ao movimento, à educação física e ao esporte e, principalmente, repercutir no desenvolvimento e educação integral das crianças e jovens.

“Buscar estratégias para a escola ser mais atrativa e valorizar diferentes linguagens que favoreçam o desenvolvimento integral do aluno tem sido um constante desafio para a Educação, principalmente após a pandemia. Muito gratificante acompanhar o projeto e verificar que as ações estão sendo realizadas de forma exitosa, com o envolvimento da comunidade escolar, com vistas à educação integral e aprendizagem significativa aos alunos”, reforça a coordenadora de Educação Física Escolar, Fabiana Stival Morgado Gomes.

Escola Ativa – Entre as principais estratégias do projeto está a de estimular, nos diferentes territórios, a formação de uma Rede de Escolas Ativas que possa compartilhar e trocar experiências de sucesso no desafio de fazer das escolas espaços cada vez mais ativos e de valorização do movimento como fator de desenvolvimento integral.

Representando a equipe da Emeief Comendador Piero Pollone, a assistente pedagógica Regiane Aparecida Tomazio ressaltou a importância do projeto. “As ações foram incorporadas à rotina e potencializadas com margens a mudanças de comportamento da equipe, respeitando a individualidade de cada um. Esse projeto foi de suma relevância, tanto que será legitimado no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola para o ano de 2023”.

Ao final da capacitação, como forma de incentivo e reconhecimento, as escolas recebem o Selo Escola Ativa, uma chancela do IEE que premia as instituições comprometidas com a qualificação da prática pedagógica e dos currículos, com a ampliação do acesso dos estudantes ao movimento, à educação física e ao esporte seguro e inclusivo.

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