Política-ABC, São Bernardo do Campo, Sua região

Eduardo Chabocão, do Cidadania, diz que retomada da economia é uma realidade distante

Empresário do Cidadania diz que retomada da economia é uma realidade distante
Chabocão: “as pessoas estão defendendo mais as figuras políticas do que seus atos e pautas”. Foto: Arquivo pessoal

Eduardo Alves da Silva, conhecido como Eduardo Chabocão, nome que remete ao restaurante da família, o Restaurante Chabocão, em entrevista ao Diário Regional, afirmou que antes da pandemia os empresários estavam esperando as reformas visando à retomada da economia, mas que a partir de agora essa realidade ficou mais distante. Filiado ao Cidadania – sigla do deputado federal Alex Manente – e pré-candidato a vereador pela terceira vez em São Bernardo, Chabocão diz que a política tem de ser regulada pela justiça social.

O senhor já foi candidato a vereador e, agora, novamente. Como analisa o atual cenário político da cidade?

Sim. Fui candidato em 2012, quando obtive 1950 votos e, em 2016, obtive 2791. Vejo um cenário indefinido. Teremos candidatos muito fortes disputando a Prefeitura de São Bernardo. O ex-prefeito Luiz Marinho (PT), que na minha opinião fez um bom trabalho na cidade,  o atual, Orlando Morando (PSDB), também vem desempenhado um bom trabalho finalizando as obras da nossa cidade, e o deputado federal Alex Manente, que vem desempenhando um excelente mandato, e que seria uma opção de alternância do poder aqui no município, que na minha opinião é muito importante.

Por que escolheu o Cidadania desta vez?

Escolhi ir para o partido porque Alex Manente tem sido muito coerente em suas posições. Vejo os debates políticos muito irracionais ultimamente. As pessoas estão defendendo mais as figuras políticas do que seus atos e pautas, e o deputado tem uma postura muito coerente nesse sentido.

O que significa a política para o senhor e por que, sendo empresário, resolveu se candidatar?

A política, para mim é um lugar onde discutimos as regras e medidas para organizar a sociedade. Quanto mais opiniões ouvirmos, teremos mais bagagem para saber se as atitudes que tomarmos vão causar benefícios para uns e danos para outros. Na minha opinião, a balança tem de ser regulada pela justiça social. Estou na política porque me sinto convocado e capacitado a participar dessa discussão de alguma forma.

Pelo momento que estamos passando, acredito que o grande desafio de todo governante será preservar a saúde das pessoas e manter e gerar empregos. Essas são as prioridades neste momento.

O senhor é a favor da PEC (proposta de emenda constitucional) do deputado federal Alex Manente que propõe a prisão logo após julgamento em segunda instância?

Sim, com certeza, pois se temos três instâncias e o sujeito é condenado em duas, a probabilidade de ele ser culpado é maior, e sabemos que para se chegar à terceira instância é preciso gastar muito dinheiro com advogado, que não condiz com a realidade da maioria dos brasileiros.

O mundo passa por uma grave pandemia e, logicamente, atingiu o Brasil. Como o senhor analisa essa questão do ponto de vista empresarial e politicamente?

Desde o início desta pandemia me mantive quieto a respeito disso. Primeiramente, porque não tinha muito conhecimento sobre o assunto e, em segundo, porque essa situação atinge pessoas de maneiras diferentes, seja pela doença, seja economicamente. Temos de nos colocar no lugar de cada pessoa e tentar encontrar uma maneira de adequar cada ramo de atividade, pois a vida tem que estar sempre em primeiro lugar, mas tenho consciência dos impactos que esta doença trará para a economia.

Tenho um pequena empresa, e converso com alguns colegas empresários, e consenso é que já estávamos numa crise econômica, e estávamos aguardando a retomada da economia, primeiro com a reforma trabalhista e depois com a da previdência, mas essa retomada não tinha acontecido ainda, e com a pandemia essa realidade ficou mais distante para nós.

Como o senhor avalia as medidas adotadas pelos governos municipal, estadual e federal?

As medidas adotadas pelo prefeito Orlando Morando foram acertadas, como as da maioria dos prefeitos e governadores do Brasil, atendendo às orientações da Organização Mundial de Saúde, ou seja, o isolamento social. Porém, acho que faltou um plano para testar a população e preparar mais leitos hospitalares.

Já faz muitos anos que nunca há leitos disponíveis para internação. As pessoas ficam em filas de regulação por vários dias, por isso acho que nosso sistema de saúde tem pouca capacidade de atendimento para um momento de pandemia. Apesar de São Bernardo ter o Hospital de Clínicas, as UPAS (Unidade de Pronto-Atendimento) e muitas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) foram reformadas e isso tenho de falar que foi um bom trabalho do ex-prefeito Luiz Marinho, agora vai ser inaugurado o Hospital de Urgência iniciado no governo Marinho e vai ser finalizado no do Morando.  Acho que vamos ficar com estrutura razoável pós-pandemia, mas que agora pode ser insuficiente.

Não posso deixar de parabenizar o prefeito pelo trabalho de assistência social que a prefeitura vem fazendo, destacando o Cartão Merenda e a distribuição de cestas básicas para a população.  Porém, espero que o governo se sensibilize com os micro e pequenos empresários que tiveram que fechar suas empresas, e sugiro pelo menos a isenção da taxa de publicidade.

Um amigo me ligou no dia 23 de março e disse: “hoje recebi a ordem para fechar o meu comércio e também o carnê da taxa de Publicidade”. É muito difícil ouvir isso.

No geral, acho o governo João Doria de muito marketing, muitas falas mas poucas atitudes. Vejo tanto governadores e prefeitos dando ênfase em isolamento, mas falta a apresentação de números de testes de covid todos os dias, o aumento de número de leitos hospitalares. Retomaríamos as atividades mais tranquilos e mais rápido. Sem isso vamos ficar com medo por um longo período.

Acredito que o presidente Jair Bolsonaro também se preocupa com esse problema. Porém, sabe que os municípios terão uma perda enorme de arrecadação e recorrerão ao governo federal. Entretanto, a falas e atitudes do presidente não transmitem segurança para a população.

O senhor é a favor do isolamento social?

Sim. Sei que nossos hospitais não suportam o número de pacientes que precisam de um leito hospitalar. Sem o isolamento teríamos uma catástrofe. Porém, sei que um pai ou mãe de família é capaz de enfrentar qualquer perigo a fim de levar comida para casa. Por isso, só há um isolamento social efetivo quando essas pessoas têm uma garantia que não vai faltar o pão de cada dia.

As pessoas não têm levado a sério a questão do contágio e quebrado a quarentena, o isolamento. Como avalia essa questão?

Depende, vejo muitas pessoas que as empresas deram ferias ou suspenderam contratos de trabalho para as pessoas ficarem em quarentena, que ficam e se aglomerando em festas ou encontros sem necessidades, e ao mesmo tempo vejo pessoas com muito medo de se contagiar e levar o vírus para casa, tendo que trabalhar porque não têm opção.

Há outras ações que ao seu ver poderiam ser adotadas?

Sim, tem uma que parece que vai ser aprovada no Congresso que é a obrigatoriedade do uso de máscaras, Em São Paulo será obrigatório a partir de hoje (7). Outra seria ajudar mais os empreendedores, pois é por meio deles que sairemos dessa crise.

O mundo vive outra realidade após o covid-19. Acredito que o isolamento social vai mudar costumes e a cultura do nosso povo. Estou vendo muitas atitudes de solidariedade e outras, de falta de amor ao ser humano. Teremos de decidir sobre muitas coisas daqui para frente, mas que nessas nossas decisões o amor tenha um peso maior.

Print Friendly, PDF & Email

12 Comentários

  1. Ricardo Paulo Da Silva

    Muito Sucesso pra vc Eduardo, conheço vc a muito tempo, sei que tem muitas idéias inovadoras e úteis para nossa cidade. Grande abraço!

  2. Ricardo Paulo Da Silva

    Muito Sucesso pra vc Eduardo, conheço vc a muito tempo….. sei que tem muitas idéias inovadoras e úteis a nossa cidade. Grande abraço!

  3. Juarez Batista Alves

    Parabéns Eduardo.tem coerência todas as suas respostas,conte comigo sempre Juarez (Seu corretor de seguros saúde)

  4. Ronaldo Rolim

    Parabéns Eduardo, concordo plenamente com todas as suas respostas, São Bernardo precisa de um vereador como você e pode ter certeza que eu e minha família estamos juntos contigo meu amigo, abraço.

  5. Ronaldo Rolim

    Parabéns Eduardo pelas respostas de todas as perguntas, São Bernardo precisa de um vereador como você pode contar comigo sempre meu amigo.

  6. Luis Carlos Cruz

    Parabéns nobre amigo , pela entrevista que se faz coerente com seu caráter e postura . Sempre confiei e apoiei suas atitudes e narrativas, participei de sua campanha anterior e pode contar comigo na próxima, pois vc sempre se mostrou um ser humano de coração puro. Que Deus nos conceda dias melhores. Tmj, forte abraço.

  7. Marcos Bastos

    Parabéns , foi muito boa a entrevista Elogios pra todos , que fez e faz parte do crescimento da cidade SBC

  8. Clair Ciryno da Costa

    Não tarde Eduardo

    Achei suas respostas muito plausíveis e muito inteligentes. Sendo bem claro nas conclusões.

    Abraço

  9. Chateaubriand

    Parabéns meu amigo pela entrevista muito bem respondida e com muita coerência fico feliz em poder ter um candidato como você para o meu voto conte comigo estamos juntos nessa próxima eleição!

  10. Maria Aparecida

    Parabéns, Eduardo falou muito bem, está certissimo

  11. Parabéns eduardo! concordo com você.

  12. Minalda Berbel

    Muito boa a entrevista ..coerente nas resposta parabéns Eduardo,

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*