
Esporte Clube São Bernardo e São Caetano iniciam hoje (26), às 16h30, no estádio Primeiro de Maio, a disputa por uma vaga na final da Copa Paulista. O duelo opõe a equipe de melhor campanha na competição (Azulão) e um estreante (Cachorrão) disposto a repetir os feitos de Votoraty, Etti Jundiaí e Santos, que ergueram a taça do torneio em sua primeira participação.
O jogo de volta está marcado para o próximo sábado, no mesmo horário, no estádio Anacleto Campanella.
O título da Copa Paulista dará ao campeão a possibilidade de escolher entre disputar a Série D do Campeonato Brasileiro e jogar a Copa do Brasil no próximo ano – o vice ficará com a vaga restante.
O encontro desta tarde será o terceiro entre os dois times na Copa Paulista. Nos duelos anteriores, o Azulão levou a melhor (2 a 1) no Primeiro de Maio e houve empate (1 a 1) no Anacleto Campanella.
O São Caetano fez campanha praticamente perfeita e terminou na liderança de sua chave nas três fases do torneio, com 68,2% de aproveitamento.
Do outro lado, o EC São Bernardo tem trajetória ascendente. Após terminar na terceira colocação do Grupo 4 na primeira fase, a equipe liderou as duas etapas seguintes. Seu aproveitamento é de 59,1%.
“Enfrentar o São Caetano é sempre muito difícil, haja vista a campanha que fizeram durante a competição. É uma equipe com um conjunto muito forte e que vem jogando junta desde a Série D. Além disso, é um dérbi regional e isso também dificulta, mas estamos bem preparados e confiantes”, disse o técnico do EC São Bernardo, Renato Peixe.
O treinador aposta no “fator casa” para surpreender o São Caetano e sair na frente na semifinal. “A gente sabe que não se decide tudo na primeira partida, mas temos de fazer nosso dever de casa, que é sair com a vitória”, afirmou.
Do outro lado, o técnico do São Caetano, Marcelo Vilar, cobrou máxima atenção de seus jogadores. “Existe o chavão de que decisão se vence nos detalhes, e é verdade. Além disso, é um clássico. Então, temos de ficar ainda mais atentos e minimizar os erros. Esse jogo tem conotação diferente, nuances diferentes”, disse.
Depois de poupar seus titulares no jogo que encerrou a terceira fase, contra o Mirassol, Vilar deve ter força máxima no 1º de Maio. Peixe também poderá escalar o que tem de melhor.
Na outra semifinal, Mirassol e XV de Piracicaba duelam amanhã, às 11h, no Maião. A volta está marcada para o domingo seguinte, no mesmo horário, no Barão de Serra Negra.
EC SÃO BERNARDO X SÃO CAETANO
Árbitro: Vinicius Gonçalves Araújo. Estádio: Primeiro de Maio, em São Bernardo, às 16h30. TV: Fox Sports, FPF TV.
EC SÃO BERNARDO
Júnior Souza; Gabriel Souza, Dema, Marcelo e Carlinhos; Bruno Cruz, Wesley, Vinicius Barba e Giovanni Pavani; Johnny e Felipinho. Técnico: Renato Peixe.
SÃO CAETANO
Tom; Alex Reinaldo, Junior Alves, Max e Bruno Recife; Mazinho, Karl e Clayton; Jean Dias, Emerson Santos e Marlon. Técnico: Marcelo Vilar.