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E-commerce tem alta de 13% nas vendas e de 24% no faturamento no 1º semestre

E-commerce tem alta de 13% nas vendas e de 24% no faturamento no 1º semestre
Em maio de 2021, o e-commerce representou 11,9% do comércio varejista restrito. Foto: Arquivo

O e-commerce no Brasil teve alta de 13,05% nas vendas e de 24,15% no faturamento nos primeiros seis meses deste ano. Na passagem de maio para junho, porém, houve queda de 1,02%. Os dados, adiantados ao Grupo Estado, integram o índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

Na comparação mensal, a Região Sul registrou alta de 2,88% nas vendas. A Centro-Oeste teve queda de 0,97%, assim como a Nordeste (-1,59%), Sudeste (-1,69%) e Norte (-3,43%).

Em maio de 2021, o e-commerce representou 11,9% do comércio varejista restrito (que não conta veículos, peças e materiais de construção). No acumulado dos últimos 12 meses, a participação do e-commerce no varejo corresponde a 10,9%. Esse indicador foi feito a partir da última Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no último dia 7.

Em materiais para escritório, informática e comunicação, 43,2% das compras foram feitas pelo e-commerce. Na categoria móveis e eletrodomésticos, 27,6% foram adquiridos online. Em tecidos, vestuário e calçados, a penetração do comércio eletrônico alcançou 10,1%.

Em artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, a participação foi de 7,3%. Na sequência aparecem outros artigos de usos pessoal e doméstico (5,9%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,4%) e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (2,5%).

De abril a junho de 2021, 18,5% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online. Observa-se alta de 1,3 ponto porcentual em relação ao trimestre anterior (17,2%). Na comparação com o mesmo período em 2020 (10,1%), houve alta de 8,4 pontos.

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