Brasileirão, Esportes, Futebol

Dorival põe Cueva entre os titulares em primeiro treino completo no São Paulo

Dorival orienta os jogadores durante treino no CT. Foto: Erico Leonan/SPFCPela primeira vez, Dorival Júnior teve o elenco completo para treinar o São Paulo. O técnico apresentou algumas faces de sua filosofia de jogo. Primeiro, durante o aquecimento, incentivou os jogadores a cumprir os exercícios sempre com “dinâmica”. Depois, em duas atividades táticas, prezou por explicações didáticas e sem fazer a bola rolar. No esboço de time titular, o treinador apresentou Cueva como principal novidade.

O peruano integrou equipe formada por Renan Ribeiro; Buffarini, Arboleda, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Jucilei e Petros; Wellington Nem, Cueva e Gómez; Pratto.

Dorival posicionou os dez atletas de linha no campo de ataque, para simular pressão sobre o adversário. Setor por setor, passou orientações e exemplificou conduzindo a bola ou correndo em espaços vazios. A quantidade de informação passada para os atletas impressionou.

Alguns, inclusive, não deixaram o campo no CT da Barra Funda ao fim da atividade, e tiraram dúvidas com companheiros ou até mesmo com o auxiliar Lucas Silvestre. Foi o caso de Rodrigo Caio, que tem como costume debater treinos e táticas com a comissão técnica desde garoto. O trabalho tático ainda teve uma parte inicial, feita para testar a linha defensiva e a dupla de volantes contra oito jogadores ofensivos.

Durante o aquecimento, que abriu a tarde, o ritmo era outro. As explicações davam lugar a gritos de ordem e incentivo para tornar os exercícios mais fortes. Entre circuitos para aprimorar passes e domínios e outros aplicados pelo preparador físico Celso Rezende, Dorival pedia para “colocar dinâmica nos toques” e para que os atletas sempre arrancassem após passar para os colegas. Foram quase 30 minutos seguindo esses circuitos, que já começavam a dar dicas sobre o primeiro time formado pelo novo técnico.

Além dos 11 jogadores usados no trabalho tático, outros dois podem ser observados mais de perto na atividade de hoje, a última antes da partida contra o Atlético-GO: o lateral-direito Bruno e o meia Lucas Fernandes. Os times, os dois últimos do Campeonato Brasileiro, se enfrentam amanhã, às 19h30, no Morumbi, pela 13ª rodada da Série A.

Reforço

Diante da possibilidade de perder Rodrigo Caio, o São Paulo acertou a chegada de um zagueiro. Aderllan Santos, 28 anos, foi emprestado pelo Valencia até o final de 2018. O atleta não vinha bem na Espanha.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*