Esportes, Futebol

Doria libera times para fazer testes físicos a partir de segunda

Doria libera times para fazer testes físicos a partir de segunda
Doria autorizou o período de 22 até 30 de junho como readaptação para o retorno aos treinos. Foto: Divulgação/GESP

A Federação Paulista de Futebol (FPF) revelou nesta sexta-feira (19) que recebeu a autorização do governo do Estado para que os times do Campeonato Paulista iniciem na próxima segunda-feira os testes clínicos, físicos e fisiológicos individualizados para a volta das competições após a paralisação causada pela pandemia do novo coronavírus. O período de 22 até 30 de junho servirá como readaptação para o retorno aos treinos, autorizados a começar em 1º de julho.

A liberação se deu após a FPF enviar ao governo versão atualizada do Protocolo de Retomada Gradual aos Treinos do Campeonato Paulista. O documento elaborado pela entidade trata justamente da necessidade de se ter um cuidado prévio com os atletas após os mais de 90 dias de inatividade. Essa etapa servirá para a realização de uma série de exames a fim de atestar que os jogadores estão aptos fisicamente a voltar a treinar.

O protocolo de cuidados prevê que todos os jogadores deverão ser submetidos a testes para detecção do novo coronavírus. Os ambientes dos centros de treinamento terão de ser preparados e higienizados, e todos deverão utilizar equipamentos de segurança, como luvas e máscaras. Apesar do cronograma de retorno das atividades, ainda não há data para o Campeonato Paulista ser retomado.

A FPF disse em nota que recebeu a liberação com “grande satisfação”. Alguns dias atrás, porém, a entidade manifestou “estranheza” com a posição do governador João Doria (PSDB) de somente autorizar a volta aos treinos a partir de 1º de julho. A expectativa era que o aval fosse imediato.

TESTAGEM

Na mesma semana em que Doria deu o aval para a retomada dos treinos, São Paulo, Santos, Palmeiras e Corinthians “correram” para realizar testes em seus elencos. O resultado dos exames sairá antes do retorno aos CTs.

As equipes querem saber quem já foi contaminado e quem ainda não contraiu a covid-19, para facilitar o monitoramento desses atletas durante o processo de retomada do futebol.

Caso algum jogador seja diagnosticado com a doença, terá o tempo necessário para cumprir quarentena e voltar no dia 1ª de julho.

Apesar do restabelecimento das sessões de treinamento terem sido agendadas para o primeiro dia de julho, isso não significa que o Campeonato Paulista será retomado de forma imediata. Apesar da volta aos treinos, a FPF não tem data específica para a volta do torneio estadual.

A competição foi paralisada faltando duas semanas do fim de sua primeira fase. Caso essa fase fosse encerrada naquele momento, classificavam-se para as finais: Santos, Oeste, Santo André, Palmeiras, São Paulo, Mirassol, Bragantino e Guarani.

Dentre as quatro grandes equipes da Capital, o Corinthians é o que está na posição mais delicada. A equipe alvinegra está na terceira colocação do Grupo D, com 11 pontos e a cinco do Guarani, segundo colocado.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*