Editorias, Notícias, Política

Doria diz que usará agências bancárias vazias para fazer creches

Dória se vestiu de gari para lançar o São Paulo Cidade Linda. Foto: Fabio Arantes/ Secom

O prefeito João Doria (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (2) que pretende usar agências bancárias vazias para a criação de creches com objetivo de ajudar a implementação de 66 mil vagas para crianças de até três anos.

Em seu primeiro dia de expediente, o tucano deu sua primeira coletiva na sede da prefeitura, o edifício Matarazzo, no centro da capital paulista. Antes disso, participou de uma reunião com o secretariado, que durou quase cinco horas. Após se vestir de gari para lançar o programa de zeladoria Cidade Linda, ele voltou ao figurino do dia a dia, roupa social sem gravata.

“Os bancos estão diminuindo o número das suas agências e abrindo mão de várias das suas propriedades. Estamos pedindo para essas instituições que destinem alguns desses imóveis para a implantação de creches da Prefeitura de São Paulo”, disse Doria.

“Os ajustes nos imóveis também deverá ser feito pelas instituições. A operação das creches será de responsabilidade da Secretaria da Educação através das OSs (organizações sociais)”, completou o novo prefeito, para quem a contrapartida para os bancos “é ajudar a cidade a ser uma cidade melhor”

A gestão Fernando Haddad (PT) já havia prometido diminuir o déficit de vagas com ajuda da iniciativa privada, mas o projeto não vingou. Doria afirmou que “desta vez vai sair do papel, até porque não há papel, há espaço físico, que será destinado para essa finalidade”.

O tucano afirmou que as 66 mil vagas são a fila atual, informada pela Secretaria da Educação. No entanto, em setembro, a fila era de 133 mil vagas. A atual gestão argumenta que o que vale é o número de dezembro, que é a demanda que a prefeitura não conseguiu atender. Em setembro, segundo a equipe de Doria, a fila é sempre maior porque começa a matrícula para o ano seguinte.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*