Editorias, Notícias, São Paulo

Doria diz que Estado atingiu platô e prorroga quarentena até dia 30

Doria diz que Estado atingiu platô e prorroga quarentena até dia 30
Doria: “estamos ingressando em uma fase de platô no estado de São Paulo, depois de um longo período enfrentando o pico”. Fpto: Governo do Estado de SP

O governador João Doria disse nesta sexta-feira (10), durante coletiva de imprensa, que o Estado está entrando em uma fase de platô da pandemia do novo coronavírus, o que indica a situação de um pico contínuo, com estabilidade de indicadores. Doria anunciou, ainda nesta sexta-feira, a manutenção do período de quarentena até o dia 30 deste mês.

“Estamos ingressando em uma fase de platô no estado de São Paulo, depois de um longo período enfrentando o pico. Agora, não apenas na Capital, como em todo o Estado de São Paulo, estamos ingressando no platô. Isso não significa relaxamento, distensão total e absoluta. Significa atenção redobrada para mantermos o platô em todo o Estado de São Paulo e o controle sobre a doença”, destacou.

O Estado atingiu sua menor taxa de letalidade, desde o início da pandemia. A taxa, que aponta a gravidade da doença calculando a proporção de óbitos sobre o total de casos, está agora em 4,9%.

Segundo os indicadores divulgados nesta sexta-feira, a ocupação de leitos para atendimento a pacientes graves de covid- 19 é satisfatória na maioria das regiões. A média estadual é de 65% de ocupação em leitos de terapia intensiva, com aumento de um ponto porcentual em relação à semana passada.

ATUALIZAÇÃO

Doria também fez a atua­lização de fases da retomada econômica do Plano São Paulo.Nenhuma região regrediu de fase. “Iniciamos uma nova fase na luta contra a pandemia, que marca gradua­l­mente e de forma segura o retorno à normalidade. Uma fase que resgata nossa esperança e alimenta nosso oti­mismo”, afirmou.

A nova classificação vale a partir da próxima segunda-feira (13). Em relação à semana anterior, somente municípios abrangidos por quatro das 17 regiões de Departamentos Regionais de Saúde permanecem na fase vermelha de restrição total de atividades não essenciais: Araçatuba, Campinas, Franca e Ribeirão Preto.

CASOS

O Estado registrou mais 9.395 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, fazendo o total de infecções confirmadas chegar a 359.110 registros. Já o número de mortes pela doença foi para 17.442 nesta sexta-feira, com 324 óbitos a mais desde quinta-feira.

Ao lado de Doria, Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, avaliou as mudanças no mapa do Estado como uma evolução “satisfatória”. Porém, destacou preocupação com segunda onda de covid-19. “Temos uma preocupação muito grande com risco de ter a chamada segunda onda, que tem sido observada em outros países e cidades que tiveram seus processos de reabertura e retomada de atividades. Porém, nossa leitura aqui no Estado de São Paulo é que sempre há um risco, mas tudo indica que estamos andando de forma muito segura em relação a isso.”

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*