
O governador João Doria (PSDB) deve anunciar nesta terça-feira (3) a compra de fábrica da Ford em São Bernardo pelo Grupo Caoa e, assim, dar desfecho positivo à “novela” que se arrasta desde 19 de fevereiro, quando a montadora norte-americana comunicou o fechamento da unidade situada no bairro Taboão e o encerramento da produção de caminhões no Brasil.
Antes do anúncio, marcado para as 15h, o tucano vai se reunir com empresários do setor automotivo no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), também vai participar da reunião.
Ontem, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, o Wagnão, reuniu-se com Ivan Witt, diretor de Recursos Humanos do Grupo Caoa, na sede da empresa, na Capital, com o objetivo de discutir as condições para a contratação de trabalhadores impactados pelo fechamento da unidade.
“Acompanhamos de perto a resolução deste assunto. Estamos conversando com a direção da Caoa no sentido de garantir os direitos dos trabalhadores que serão contratados. Esperamos que a aquisição seja concluída em breve para que os funcionários possam dar continuidade à vida profissional”, afirmou Wagnão, em nota encaminhada à imprensa.
Desde o anúncio do fechamento da fábrica de São Bernardo, em fevereiro, Doria lidera a busca por um comprador para a unidade. O Grupo Caoa – do brasileiro Carlos Alberto de Oliveira Andrade – foi a única empresa a manifestar interesse no negócio.
Segundo fontes do mercado, o empresário tentou obter empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) necessário para fechar o acordo. A Caoa teria solicitado R$ 3 bilhões, mas o banco ofereceu R$ 2 bilhões.
Em fevereiro deste ano, quando a Ford anunciou o fechamento em São Bernardo, a fábrica tinha 2,8 mil funcionários. A planta era responsável pela produção do hatch New Fiesta e dos caminhões das linhas Cargo e Série F.
Em julho, a produção do Fiesta foi interrompida, o que resultou na demissão de 750 trabalhadores. Em outubro, se o negócio não foi sacramentado, será a vez dos caminhões.
Atualmente, a planta emprega cerca de 1,2 mil pessoas, segundo o sindicato. Muitos trabalhadores aderiram ao pacote de benefícios proposto pela empresa como compensação pelo fechamento da unidade. Outros aguardam o desfecho das negociações para tentar manter seus empregos.
A Ford decidiu fechar a fábrica do ABC após orientação da matriz nos EUA, que não viu oportunidade de lucratividade na operação e decidiu abandonar o negócio de caminhões. Com isso, a produção de carros será concentrada em Camaçari (BA).
O Grupo Caoa tentará enquadrar a compra da fábrica no IncentivAuto, programa estadual que concede desconto de até 25% no Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) às montadoras que investirem ao menos R$ 1 bilhão e gerarem no mínimo mil postos de trabalho.
Boa tarde , quero saber se vão pegar pessoas para trabalhar.