Política-ABC, Regional, Sua região

Doria deve anunciar futuro do Metrô do ABC em 90 dias

Doria deve anunciar futuro do Metrô do ABC em 90 dias
João Doria afirmou que desapropriações travaram o projeto, e que modal pode ser mudado. Foto: Governo do Estado

O governador João Doria (PSDB) afirmou que vai definir em no máximo 90 dias o futuro da linha 18-Bronze do Metrô, que prevê a ligação de São Paulo, Santo André, São Bernardo e São Caetano por meio de monotrilho. O anúncio foi feito durante entrega de 25 novos veículos para o Corredor Metropolitano ABD (linha de trólebus).

Em agosto de 2014, o go­verno estadual assinou PPP (Parceria Público-Privada) para construção e operação da linha. Durante coletiva, Doria afirmou que o projeto não foi iniciado por falta de recursos para as desapropriações e abriu a possibilidade de mudança no modal a ser implementado no ABC.

Segundo o governador, foi formado um grupo de estudos, coordenado pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, para tratar do assunto. “Esse grupo vai fazer análise do melhor modal a ser implementado na região. Aquele que pode ser implantando no menor tempo possível, oferecendo funcionalidade, eficiência, velocidade, capacidade de transporte, segurança e conforto. A decisão que for estabelecida por esse grupo de trabalho, levando em conta esses aspectos, é a orientação do governador e será adotada”, afirmou Doria. “Creio que, no máximo, em 90 dias, teremos condições de informar qual o modal. Daí, temos todo o processo a ser iniciado.”
Por ter caráter regional, o projeto é acompanhado pelo Consórcio

Intermunicipal ABC, que, no início deste mês, entregou ao governador uma lista de demandas dos sete municípios ao governo estadual, incluindo a implementação de uma linha de transporte em massa na região.

“A efetivação da linha 18-Bronze do Metrô é uma demanda regional de extrema importância e que aguarda solução há muitos anos. Por isso, o anúncio de um posicionamento efetivo por parte do governador João Doria nos permite avançar com o planejamento para melhorar a Mobilidade Urbana nos sete municípios, o que é uma das prioridades do novo modelo de gestão que estamos implementando no Consórcio”, destacou o presidente da entidade e prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB).

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*