Arte & Lazer, Literatura

Djamila Ribeiro lança livro no Sesc Santo André

Djamila Ribeiro lança livro no Sesc S.André
Djamila é ex-secretária adjunta de Direitos Humanos em São Paulo. Foto: Divulgação

O Sempre Um Papo e o Sesc Santo André recebem a mestre em filosofia política, Djamila Ribeiro, para debate e lançamento do livro “O que é lugar de fala?” (Coleção Feminismos Plurais – Editora Letramento). A obra trata do conceito que questiona o direito à voz em uma sociedade que tem como norma a branquitude, masculinidade e heterossexualidade. Essa reflexão se faz importante para desestabilizar as referências vigentes, com o intuito de permitir que uma multiplicidade de vozes silenciadas pelas normas sociais venham à tona.

O evento acontece na próxima quarta-feira (25), às 20h, com entrada gratuita.

No livro “O que é Lugar de Fala?”, primeiro da coleção Feminismos Plurais, lançada pela Editora Letramento, a autora, baseando-se em pensadoras como Patrícia Hill Colins, Grada Kilomba, Gayatri Spivak, dentre outras, visa conceituar o termo do lugar social de onde as pessoas partem para existir e agir no mundo.

De acordo com Djamila, a partir do “standpoint theory”, que traz as experiências em comum que grupos passam, podemos pensar em um lugar de onde grupos subalternizados coexistam e reivindicam sua humanidade, seus saberes e suas produções.

“Como mestre em filosofia política, venho estudando a obra de filósofas há anos. Em quatro anos e meio de graduação não me foi oferecido o ensino do pensamento. Tornou-se fundamental para mim pensar o mundo a partir de outras epistemologias que não a dominante; entender que disputar narrativas, nesse sentido, também era disputar reconfigurações de mundo. Questionar e desestabilizar o regime de autorização discursiva não é refletir sobre uma hierarquia construída e violenta que ainda determina quem pode ou não falar, como nos ensina Derrida. Minha intenção não é trazer uma “epistemologia de verdade”, mas refletir e causar fissuras que permitam que enxerguemos outros saberes que não são tão “outros” assim”, explicou.

Serviço – A atividade Sempre Um Papo, com Djamila Ribeiro, acontece na próxima quarta-feira (25), às 20h. Grátis. Ingressos disponíveis a partir das 19h na Bilheteria ou Loja Sesc. O Sesc Santo André fica na Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André. Telefone 4469-1311.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*