
As primeiras unidades do utilitário esportivo Nivus para comercialização começaram a ser produzidas ontem (8) na fábrica da Volkswagen em São Bernardo, que retomou operações na semana passada, após mais de dois meses de portas fechadas por causa da covid-19.
O SUV foi desenvolvido no Brasil totalmente de forma digital, o que reduziu o tempo de criação em dez meses. Normalmente, o projeto de um novo carro leva de dois anos e meio a três anos.
Grande aposta da marca e único lançamento feito pela VW em todo o mundo durante a pandemia, o modelo é uma mistura de SUV, cupê, sedã e esportivo, conforme define o presidente da empresa na América do Sul, Pablo Di Si. Segundo o executivo, no projeto de criação não foi feito carro físico – o chamado clay, modelo em tamanho natural produzido com argila. “Foi tudo digital, inclusive o desenvolvimento das peças”, disse.
Em projetos anteriores eram feitos de oito a dez clays. A dispensa dessa etapa e todo o trabalho digital representou significativa redução de custos. “É uma revolução histórica”, afirmou Di Si.
A apresentação do modelo feita de forma virtual em live no final de maio teve cerca de 130 mil acessos de concessionários, fornecedores, jornalistas e consumidores do Brasil e de outros 56 países.
A produção do Nivus, assim como do Polo, do Virtus e da Saveiro, também feitos no ABC, ocorrerá em um turno. Dependendo da demanda, a Volkswagen poderá retomar o segundo turno. Do contrário, terá de renegociar medidas de flexibilização com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. No final do mês retornarão à fábrica 1,2 mil operários que estão em lay-off.
EUROPA
O Nivus também é o primeiro carro desenvolvido no Brasil que será produzido na Europa – mais precisamente na Espanha, em 2021, de onde será distribuído para vários países europeus.
Além do projeto do carro, a VW brasileira vai exportar o software da central multimídia, outro produto de criação local que poderá ser configurado de acordo com as demandas locais. Há 60 técnicos da Espanha em visita à fábrica do ABC para conhecer o projeto.
Chamado de VW Play, o sistema de multimídia é considerado por analistas o mais avançado do mercado. Tem tela de dez polegadas e permite fazer download de aplicativos diretamente do aparelho, usa a internet do celular do usuário como base e tem apps como Waze e iFood. A central vai equipar todos os novos carros da marca no Brasil.
O modelo cria nova categoria no segmento de SUVs, o de utilitário cupê compacto e, por isso, segundo a montadora, não tem concorrentes diretos. A concorrência será, então, por faixa de preço.
O Nivus deve custar entre R$ 80 mil e R$ 100 mil. A empresa ainda não divulgou preços oficiais. A pré-venda digital começará na última semana do mês com promoções. A chegada às lojas ocorre em julho.
O segmento de utilitários esportivos (SUVs) é o que tem mais modelos à venda no Brasil – são pelo menos 40. Outros dez eram esperados para este ano, mas metade ficou para 2021 devido à crise da covid-19.
No ano passado foram vendidos 600,1 mil SUVs no mercado brasileiro, número que equivale a 22% dos automóveis e comerciais leves comercializados no país.
A categoria só fica atrás da de modelos hatch (dois volumes) que, nas 24 versões de entrada, pequenas e médias, somaram vendas de 1,03 milhão de unidades, ou 38% do mercado brasileiro.