Diadema, Minha Cidade, Sua região

Diadema terá programação intensa na Semana do Meio Ambiente

Palestras, filmes e feira marcam ações para ressaltar importância da natureza no município. Foto: Dino Santos/PMD
Palestras, filmes e feira marcam ações para ressaltar importância da natureza no município. Foto: Dino Santos/PMD

A cidade tem parte de seu território banhado pela Represa Billings, na região Sul, e ali ficam três equipamentos que são santuários da natureza diademense: o Parque Ecológico, o Jardim Botânico e o Borboletário.

Diadema prepara extensa programação para a Semana do Meio Ambiente. A partir de segunda-feira (30), a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos organiza diversas atividades para ressaltar a importância de uma relação de respeito e harmonia com a natureza.

A programação começa com palestra de Cesar Callegari, presidente do IBSA, Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada, na segunda-feira, das 14h30 às 17h, no Teatro Clara Nunes (Rua Graciosa, 300, Centro).

Na terça-feira, uma sessão de cinema sobre o tema para estudantes de Diadema será realizada em dois horários – às 9h30 e às 14h – no Cine Eldorado (Avenida Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55, Eldorado). Na quinta-feira e sexta-feira, a programação cinematográfica retorna ao Cine Eldorado, para mais estudantes da rede municipal.

Já na quarta-feira, haverá visitas de servidores ao Jardim Botânico e Borboletário, localizados no Jardim Inamar. Esses dois locais são simbólicos por serem refúgios de área verde em Diadema e pela preservação da natureza no município em equipamentos únicos da Região Metropolitana.

A lista de atrações termina domingo (5), com a Feira Viver Bem Diadema, no Parque do Paço. A atividade vai reunir produtores de alimentos saudáveis, agroecológicos, flores, artesanato sustentável, em um ambiente com feira de adoção de cães e gatos, palestras de educação ambiental e música ao vivo.

Espaços verdes de Diadema

Apesar de ser um dos municípios com maior adensamento populacional do Brasil, Diadema preserva suas áreas verdes – no passado, o município era recheado de chácaras por ser conhecido em todo o Estado pela presença da natureza em seu território.

Diadema cresceu, passou a ter vocação industrial, mas possui locais que a conectam com sua história. A cidade tem parte de seu território banhado pela Represa Billings, na região Sul, e ali ficam três equipamentos que são santuários da natureza diademense: o Parque Ecológico (Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 145, Eldorado), o Jardim Botânico e o Borboletário (Rua Ipitá, 193, Jardim Inamar).

A visitação nos três locais é gratuita – para o Borboletário, é necessário agendamento pelo e-mail educambientaldiadema21@gmail.com.

O Parque do Paço (Avenida Antônio Piranga, 1.380), no Centro, é um espaço que une esporte, lazer e área verde. Não à toa é possível avistar pássaros e saruês caminhando pelas trilhas do local. O Parque Pousada dos Jesuítas (Rua Professora Vitalina Caiafa Esquivel, s/nº) também é outro equipamento na região central de Diadema que preserva a natureza.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*