Uncategorized

Diadema recebe a III Feira do Empreendedor Mirim

ncentivar o trabalho coletivo e desenvolver habilidades e comportamentos empreendedores foi um dos objetivos da III Feira do Empreendedorismo Mirim. O evento, realizado pela Prefeitura de Diadema, aconteceu no Shopping Praça da Moça.

“O bacana do projeto é que os alunos estão aprendendo e empreendendo. Participaram desde da criação do produto com os conceitos de sustentabilidade e agora a comercialização. Com certeza este trabalho vai somar na formação dos alunos”, destacou o prefeito Lauro Michels.

A feira é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Educação, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Programa Cidade na Escola e Shopping Praça da Moça. Durante o evento, houve a apresentação e comercialização do resultado dos trabalhos desenvolvidos com os alunos das 18 escolas municipais participantes. Essas crianças receberam orientações dos articuladores e estagiários formados pelo curso Jovens Empreendedores – Primeiros Passos. Este ano, o curso formou cerca de 150 profissionais.

Estavam à venda brinquedos confeccionados a partir de materiais recicláveis, sachês aromatizantes, mudas de ervas, bolos, doces, entre outros produtos desenvolvidos de maneira sustentável pelos alunos. Os valores dos produtos variavam de R$ 1 a R$ 20.

Murillo Ramires Vilela, aluno do 3º ano da EMEB José Martins da Silva, ajudou na confecção e venda dos aromatizadores de ambiente e destacou a importância de aprender desde cedo. “Eu aprendi que nós, crianças, podemos fazer de tudo e no futuro já vamos ter essa noção de empreender”.

O curso Primeiros Passos é uma proposta do Sebrae para uma educação empreendedora e incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens e, ainda, desperta o espírito de coletividade das crianças.

“Atividades que fogem do ensino tradicional são muito importantes para o desenvolvimento dos alunos. A Feira proporciona a oportunidade de trabalhar os conceitos da matemática em grupo e vivenciar o cotidiano de um empreendedor”, comentou o secretário de Educação, Cacá Vianna.

O Programa Cidade na Escola é um projeto de educação integral que amplia o tempo de permanência e as oportunidades educativas dos alunos na escola. Em 2018, atendeu cerca de 1.950 estudantes matriculados em 18 escolas municipais de ensino fundamental. Há a realização de atividades culturais, esportivas, educação ambiental e matemática

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*