Diadema, Minha Cidade, Sua região

Diadema rebate matéria do Bom Dia São Paulo e afirma que não há desabastecimento de kits de intubação

Segundo a prefeitura, Diadema recebeu insumos do kit intubação neste domingo;. Foto: Américo Antônio/Sesa
Segundo a prefeitura, Diadema recebeu do Ministério da Saúde insumos do kit intubação neste domingo. Foto: Américo Antônio/Sesa

A Prefeitura de Diadema afirmou que não há desabastecimento de nenhum item que faz parte do kit de intubação, utilizado em pacientes graves com coronavírus, e a quantidade  em estoque permite atender pacientes no período entre sete a dez dias, a depender da demanda.

Em reportagem exibida na manhã desta segunda-feira (19), no Bom Dia São Paulo, foi relatado falta de insumos do kit no município. Segundo a prefeitura, a reportagem também errou ao desconsiderar a informação que a Secretaria Municipal da Saúde conta com pedidos de compra direta com fornecedores em andamento para reposição constante deste estoque.

Outra informação equivocada, segundo a administração diademense, exibida na matéria diz respeito a taxa de ocupação dos leitos. Na última sexta-feira (16), o município registrava 96% de ocupação dos leitos municipais de UTI Covid-19 e 41% de ocupação dos leitos municipais de enfermaria Covid-19 , e não 54% de ocupação de UTI Covid como informado.

“A gestão reforça que tem empreendido todos os esforços, inclusive mantido articulação com outras esferas, para evitar a falta de insumos, um exemplo é que por meio de iniciativa do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo  (COSEMS/SP), tem alimentado a plataforma MedCovid com dados de pacientes covid-19 para poder receber os medicamentos do kit intubação. Outra ação é que o Ministério da Saúde vai fazer uma compra internacional de insumos e foi aberta a possibilidade de adesão dos serviços municipais de saúde à essa compra, através da Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo, e Diadema já realizou a adesão, além de também já ter feito a adesão e solicitação de compra à ata nacional vigente”, destacou a prefeitura em nota.

A administração municipal ressaltou, ainda, que neste domingo (18), o município foi contemplado com remessa de insumos provenientes de  doação feita por empresas ao Ministério da Saúde.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*