Uncategorized

Diadema realiza formação para implementar Guia Alimentar

A preocupação com alimentação saudável é algo que passa por todas as fases da vida, desde o aleitamento materno até o cuidado para evitar doenças crônicas relacionadas à nutrição. Com o objetivo de implementar o Guia Alimentar para a População Brasileira, a Coordenação de Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde de Diadema desenvolveu, em parceria com a Faculdade de Saúde Pública da USP, um projeto de formação para os profissionais da Atenção Básica.

Durante  setembro, 55 profissionais, entre eles, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais participaram de oficinas, conduzidas por nutricionistas do Programa de Aprimoramento Profissional em Nutrição em Saúde Pública, no SESI de Diadema. “O próximo passo é realizar oficinas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atingir todos os profissionais da cidade”, contou o coordenador da Atenção Básica, Douglas Scheneider.

O projeto teve início a partir de discussões da Linha de Cuidado de Sobrepeso e Obesidade, do qual a Secretaria de Saúde de Diadema vem participando junto com as sete cidades do ABCD. Diadema priorizou a promoção da Alimentação Adequada e Saudável, como parte do enfrentamento do cenário crescente de excesso de peso.

“Com cerca de 50% da população com excesso de peso, promover alimentação saudável e a atividade física fazem parte da promoção à saúde e pode prevenir o excesso de peso e a obesidade, bem como a incidência de várias doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes tipo 2, entre outras”, destacou a nutricionista Claudia dos Reis Lisboa Novaes.

O Guia Alimentar para a População Brasileira é elaborado pelo Ministério da Saúde do Brasil em parceira com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e a Universidade de São Paulo (USP).  O Guia oferece várias dicas de combinações saudáveis para o café da manhã, almoço, jantar e lanches, respeitando as diferenças regionais e sugerindo alimentos e bebidas de fácil acesso para os brasileiros.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*