Diadema, Política-ABC, Sua região

Diadema realiza encontros com comunidade para discutir PPP de iluminação pública

Primeira audiência pública foi realizada na segunda (15), na Câmara, Foto: Thiago Benedetti/PMDCerca de 1.200 munícipes conheceram nesta semana, por meio de audiências públicas, o projeto de Parceria Público Privada (PPP) para a troca de mais de 20 mil pontos de iluminação pública por luzes de LED.

Os três primeiros encontros, que contaram com a participação do prefeito Lauro Michels (PV), entre os dias 15 e 17 deste mês, ocorreram na Câmara, CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e Teatro Clara Nunes, respectivamente. Na próxima semana ocorrerão nos bairros Eldorado, Taboão e Piraporinha.

As reuniões têm o objetivo de esclarecer a população como irá funcionar a PPP e tirar dúvidas dos participantes sobre o processo da parceria, prazos, vantagens e necessidade de realização da troca. Todas as informações estão no edital, disponível no site da prefeitura (www.diadema.sp.gov.br).

Como vai funcionar

A parceria prevê a troca de 20.125 pontos de iluminação por lâmpadas de LED em praças, parques, ruas, avenidas e vielas da cidade, num período de até quatro anos. Após 14 anos, haverá nova substituição dos mesmos pontos.

“Essa é uma questão inovadora. Diadema é a primeira cidade da região que apresenta  projeto nesse sentido. Além da redução de consumo e do monitoramento em tempo real, para saber onde e quando queimou um ponto de luz, será possível ter uma cidade mais iluminada, o que traz mais segurança para moradores, motoristas e pedestres”, ressaltou Michels.

A tecnologia de LED permite maior luminância, é 40% mais barata que a utilizada e polui menos o meio ambiente. Outros benefícios da PPP de Iluminação Pública serão minimizar os tempos de reparos, que hoje é de 48 horas, monitorar o consumo de energia ponto a ponto, permitir o controle em tempo real da luminância e reduzir o consumo em pelo menos 45%. Além disso, a empresa vencedora do processo se responsabilizará pelos componentes e descarte das lâmpadas atuais.

“Não queremos apenas um serviço para troca de lâmpadas. Esse é um projeto detalhado de iluminação pública”, afirmou o secretário de Planejamento e Gestão, Francisco Rocha. A parceria será de 25 anos e o valor do contrato é de R$ 45 milhões, com recursos da Contribuição sobre Iluminação Pública (CIP), que o munícipe paga na conta de energia pública e é utilizada para manutenção da iluminação no município. Assim, não haverá ônus para a Prefeitura. As tarifas sociais serão mantidas e não traz reflexo na conta de luz dos municípes.

Serviço

4ª Audiência Pública de Iluminação Pública

22 de maio,  segunda-feira, às 18h

Local: Cine Eldorado – Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55 – Eldorado

5ª Audiência Pública de Iluminação Pública

23 de maio,  terça-feira, às 18h

Local: Centro Cultural Taboão – Avenida Dom João VI, 1. 500

6ª Audiência Pública de Iluminação Pública

24 de maio,  quarta-feira, às 18h

Local: Escola Municipal Devanir de Carvalho – Rua Padre Antonio Thomaz, 75 – Jardim Santa Elizabeth

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*