Arte & Lazer, Roteiro

Diadema realiza Dia da Consciência Negra com debate e diversas ações culturais

Cine drive-in na Praça da Moça terá exibição do filme “Pantera Negra”. Foto: Mauro Pedroso/PMD
Cine drive-in na Praça da Moça terá exibição do filme “Pantera Negra”. Foto: Mauro Pedroso/PMD

A Prefeitura de Diadema celebra o Dia da Consciência Negra com cine drive-in na Praça da Moça, projeção do filme “Pantera Negra”, mesa redonda com o cantor de rap Negro Will, e shows em homenagens a Pixinguinha, Dona Ivone Lara, Leci Brandão e Clementina de Jesus.

O tributo aos ícones da música brasileira será realizado sob a regência do maestro Marcelo de Souza, com participações de convidados, professores e alunos da Nova Casa da Música.  

As ações culturais serão todas gratuitas e vão acontecer hoje (20), data que faz referência a morte do líder Zumbi dos Palmares.  Em razão da COVID 19 todos os protocolos de distanciamento serão aplicados e somente no cine drive-in as pessoas poderão comparecer, porque o filme será visto de dentro do carro. A mesa redonda e os shows musicais serão realizadas no Estúdio Livre, no CEU das Artes, e transmitidos, via youtube, pelo canal Cultura Diadema Online

Cinema na praça

A programação do Dia da Consciência Negra foi organizada pela Secretaria Municipal de Cultura. Ela começa às 18h30, com o cinema ao ar livre na Praça da Moça. Será exibido o filme “Pantera Negra”, que fala de resistência e heroísmo, e que tem elenco, em quase sua totalidade, formado por atores negros. Além de Chadwick Boseman, como protagonista, a fita conta com atuações de Lupita Nyong’o e Forest Whitaker, ambos vencedores do prêmio Oscar. 

A praça tem capacidade para receber 40 carros e entrada será pela Avenida Alda.  Quem for o cine drive-in deverá chegar com meia hora de antecedência – não é necessário a retirada antecipada de ingressos –  e o número de pessoas, por veículo, é de acordo com a capacidade de lugares de cada automóvel.  

Para assistir ao filme o público contará com o áudio que foi instalado na praça, ou poderá optar por uma frequência FM que será divulgada na hora em que a sessão começar. “Durante a exibição as pessoas só poderão sair dos carros para ir ao banheiro. Neste caso, o uso da máscara de proteção contra a covid-19 é obrigatório”, esclarece a secretária de Cultura Valquíria Pessoa.  

As atividades no Estúdio Livre não terão a presença do público. Às 19h  começa a ser transmitida, pelo  canal Cultura Diadema Online, a mesa  redonda “Gerações & Conquistas”, mediada por Negro Will e também coordenador da Casa do Hip Hop. O debate vai tratar da intergeracionalidade da população negra, assim como, discutir os avanços, conquistas e os desafios dos negros no Brasil.   

Em seguida, a partir das 20 h, acontecerá a apresentação “Pixinguinha, o Gênio da Música”, com integrantes da Nova Casa da Música. Entremeada por falas e canções, quem assistir a homenagem saberá mais sobre a trajetória do maestro e saxofonista carioca.  Às 21h, encerrando as atividades, será transmitido o show “Elas no Samba” em reverência a Dona Ivone Lara, Leci Brandão e Clementina de Jesus. Com participações de convidados, diversas canções das consagradas sambistas serão apresentadas.  O show contará, ainda, com a presença da cantora Dani Amâncio e banda, que vai cantar músicas da autora de Sonho Meu.      

Serviço – Cine Drive-In, Praça da Moça, Centro de Diadema. Hoje (20), às 18h30.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*